Proposta para as novas Normas Gerais de Graduação será apresentada nesta sexta
A versão preliminar das novas Normas Gerais de Graduação será apresentada para a comunidade acadêmica nesta sexta-feira, 24, no Auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), no campus Pampulha, a partir das 14h. O anteprojeto, sistematizado pela Pró-reitoria de Graduação, foi elaborado com base em discussões conduzidas na Câmara de Graduação, que incorporou sugestões encaminhadas por coordenadores de curso, diretores de unidades e docentes. O texto pode ser consultado aqui:
As Normas Gerais de Graduação abordam os principais aspectos do funcionamento do ensino de graduação, incluindo temas gerais – como criação ou extinção de cursos e estrutura dos currículos – e assuntos relacionados com os procedimentos da gestão cotidiana do ensino, como matrícula, avaliação do rendimento escolar e processos de transferência e reopção. O texto em vigor é datado de 1990, e a previsão é de que as normas atualizadas possam ser adotadas já na matrícula do primeiro semestre de 2018.
O pró-reitor de graduação, Ricardo Takahashi, e o pró-reitor adjunto, Walmir Caminhas, afirmam, em convite enviado à comunidade, que as novas "normas possivelmente estabelecerão as bases da organização de nosso ensino de graduação para as próximas décadas". Assim, acrescentam eles, "vimos estimular a participação de todos nesse esforço institucional de formulação de novas normas. Que elas não sejam apenas gerais e consistentes, mas principalmente que sejam adequadas para orientar os rumos futuros de nossa graduação".
As sugestões da comunidade universitária podem ser enviadas até o dia 28 de abril para o e-mail normasgrad@prograd.ufmg.br.
O trabalho de elaboração da proposta começou em abril de 2016. A partir de então, a proposta foi discutida em fórum on-line, na plataforma Moodle. Essa etapa do processo envolveu cerca de 500 pessoas da comunidade acadêmica.
Próximos passos
28 de abril: Data-limite para envio de sugestões pela comunidade.
Maio de 2017: Previsão de prazo para deliberação pela Câmara de Graduação
Junho de 2017: Previsão de prazo para deliberação pelo Cepe