Missão da União Europeia vem a Minas conhecer projetos de centro da UFMG
Visita à Faculdade de Direito, no dia 16, integra agenda que busca identificar áreas de interesse comercial e estratégico
De 15 a 17 de maio, Belo Horizonte receberá a visita de 16 representantes dos Estados-membros da União Europeia e da delegação da União Europeia no Brasil, cuja sede fica em Brasília e abriga importante representação diplomática.
Na quinta-feira, dia 16, os representantes vão à Faculdade de Direito da UFMG para visitar o Centro de Excelência Europeu Jean Monnet, que realiza há mais de dez anos atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre União Europeia, com financiamento do Programa Erasmus+.
União Europeia e UFMG
Na ocasião, serão apresentados os programas e projetos desenvolvidos no âmbito do Centro, com a participação de autoridades e parceiros, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região e a Defensoria Pública de Minas Gerais, além de outros representantes do Executivo e Legislativo. Na reunião, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) farão uma breve fala sobre a situação da ciência e tecnologia no estado.
Posteriormente, haverá uma mesa-redonda com as autoridades nacionais e estrangeiras para discutir aspectos da política exterior da União Europeia e suas relações com Brasil e Minas Gerais.
Estreitamento de relações
Durante a visita ao Brasil, chefes de missão, funcionários e embaixadores da Alemanha, Bélgica, França, Polônia, Croácia, entre outros países, pretendem conhecer as potencialidades e áreas de interesse comercial e estratégico de Minas Gerais. As informações colhidas na visita poderão servir como mapa de oportunidades para estreitar as relações com a União Europeia e seus membros.
Estão previstas várias atividades como reuniões com representantes dos governos estadual e municipal, com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), uma visita a Brumadinho para conhecer o Córrego do Feijão e outras localidades afetadas pelo rompimento da barragem da Vale em 2019, além de visitas a pontos importantes da capital mineira como o Centro de Referência do Queijo Mineiro.