Romance Torto Arado relata a vida rural as consequências do passado escravista do país
Escrita por Itamar Vieira Junior, obra foi vencedora da última edição do Prêmio Jabuti na categoria Melhor Romance Literário
O livro Torto Arado, escrito por Itamar Vieira Junior, foi o vencedor da última edição do Prêmio Jabuti na categoria Melhor Romance Literário. O livro também venceu o Prêmio Leya, em 2018, e o Oceanos, em 2020. Este é o primeiro romance do autor, que já publicou outros dois livros de contos e é doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia.
Em Torto Arado, Itamar Vieira Junior narra a história de Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores do sertão da Bahia. Elas encontram uma faca guardada em uma mala debaixo da cama da avó e um acidente une a vida das duas para sempre. Contudo, as duas passam a ter percepções diferentes sobre o mundo ao redor. Belonísia se mantém satisfeita com o trabalho na fazenda, enquanto Bibiana se dá conta da injustiça enfrentada pela família há três décadas.
Influenciado por autores regionalistas como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e Jorge Amado, Itamar Vieira Junior relata a vida de muitos brasileiros que moram em áreas rurais e ainda discute as consequências do passado escravista do país.
Para saber mais sobre o livro Torto Arado, vencedor da sexagésima segunda edição do Prêmio Jabuti, o programa Universo Literário convidou o escritor Itamar Vieira Junior.
Produção: Rodolfo Morais e Marden Ferreira, sob orientação de Hugo Rafael e Jaiane Souza
Publicação: Alexandre Miranda