UFMG adere ao dia de conscientização sobre a epilepsia
'Purple day' será celebrado neste domingo, na Praça JK, em Belo Horizonte
26 de março é o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, doença que afeta de 1% a 2% da população do planeta e provoca preconceito e exclusão. Em Belo Horizonte, o purple day (dia roxo) será celebrado no domingo, 24, na Praça JK, no bairro Sion, com adesivos e panfletos didáticos, apresentação teatral, na qual serão dadas orientações sobre como agir em uma crise epilética, oficinas com origamis e pinturas para crianças.
As atividades, conduzidas pelo Grupo de Ações Educativas Relacionadas à Epilepsia (Agere), programa de extensão da UFMG, serão realizadas das 9h às 13h. Segundo a professora Juliana Carvalho Tavares, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB e coordenadora do programa, desenvolvido pela Liga Acadêmica de Epilepsia (LAE), o objetivo é tirar a epilepsia das sombras. "A cada ano, a adesão ao purple day cresce no Brasil", avalia a professora.
Lavanda
A organização recomenda que os participantes compareçam ao evento com roupas roxas ou lilás. As cores foram escolhidas pela canadense Cassidy Megan, em alusão à flor lavanda, associada à sensação de solidão vivida por muitos indivíduos epiléticos.