Acontece
CRISE DO CAPITALISMO
Estão abertas as inscrições para o seminário internacional Crise Capitalista e Perspectivas Emancipatórias, que o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas vai realizar de 27 a 29 deste mês, no campus Pampulha. Com mesas-redondas que reunirão pesquisadores brasileiros e do exterior, o evento está organizado em três grandes temas: A crise capitalista mundial; Um marxismo para o nosso tempo; Economia, política e sociedade brasileira.
No seminário, serão discutidos, em perspectiva crítica, aspectos relevantes da realidade social, econômica, política, cultural e contemporânea. Segundo os organizadores, “o ponto de partida da proposta é a constatação da exacerbação da crise capitalista mundial, de nenhum modo restrita à dimensão econômica”, que tem sido acompanhada “de significativa perda da relevância de respostas à esquerda, seja do ponto de vista organizativo, seja do ponto de vista programático, e de ameaçadora expansão obscurantista”. Mais informações podem ser obtidas no site do Cedeplar.
RESIDÊNCIA VETERINÁRIA
O Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária seleciona, até 11 de novembro, graduados em Veterinária, para turma de 2016. O processo seletivo será realizado em duas etapas: na primeira, haverá uma prova de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e, na segunda, um teste teórico-prático e análise curricular.
Os programas das provas estão descritos em edital, disponível no site.
DESIGN PARA INCLUSÃO
Iniciativas em design inclusivo analisadas à luz de teorias do design centradas no usuário serão objeto do curso Perspectiva do design para inclusão que a Escola de Belas Artes oferece de 4 a 23 de novembro. O interessado deve ter mais de 17 anos e possuir equipamento para registro de sons e imagens. As inscrições terminam no dia 3 e devem ser feitas no site da Fundep, onde há mais informações.
AQUARELAS EM PARIS
A ilustradora científica Rosa Alves, da UFMG, vai expor aquarelas, a partir do próximo dia 24, no Carrousel du Louvre, galeria comercial localizada no subsolo do Museu do Louvre, em Paris. Na véspera da abertura da exposição, será lançado guia de artistas brasileiros no qual constam quatro de seus trabalhos, os mesmos que compõem a mostra. O guia será distribuído em galerias de arte europeias.
Licenciada em Artes Visuais pela UFMG, Rosa é especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG e mestre em Ilustração Científica pela Universidade de Évora, Portugal. Trabalha na UFMG há 33 anos, dos quais 20 dedicados à área de comunicação visual. Nos últimos 10 anos, vem atuando como ilustradora científica e professora de cursos de extensão. É autora dos primeiros cadernos de ilustração científica em língua portuguesa.
PARQUE AQUÁTICO
Nova etapa da implantação do parque aquático do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG foi iniciada neste mês, com a chegada dos cinco primeiros módulos do sistema boulk head (borda móvel), que será montado em sua piscina olímpica. Equipes de natação – como as olímpica e paralímpica do Reino Unido – usarão as instalações do complexo em sua preparação para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Inédito em parques aquáticos brasileiros, o boulk head possibilitará que a piscina do CTE, com dimensões de 65m x 22,5m, seja configurada para provas de natação em 50 e 25 metros, para disputas de polo aquático em 28 e 33 metros e para competições na modalidade de nado sincronizado. Com a borda móvel, a piscina também poderá ser dividida em duas piscinas semiolímpicas. Fornecido pelo grupo Fluidra, da Espanha, o equipamento custou 395 mil euros, cerca de R$ 1,77 milhão.
COMPETIÇÃO BAJA
Equipe de alunos da Escola de Engenharia, coordenada pelo professor Fabrício José Pacheco Pujatti, está à frente do novo Baja UFMG, carro off-road, que disputará a etapa Sudeste do enduro Baja SAE, neste domingo, 18, em São José dos Campos (SP). Participam da disputa 30 carros produzidos por universitários do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
A competição começa no sábado, 17, com avaliações de segurança, conforto e motor e prova dinâmica que testará a suspensão e a capacidade de tração dos veículos. Em 2014, o carro da UFMG foi o vencedor da prova. A etapa regional é preparatória para a competição nacional. Mais informações sobre a competição estão disponíveis no portal do SAE Brasil.
CASU
A Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu) está em sétimo lugar entre as operadoras de autogestão do país e em primeiro se consideradas apenas as de porte médio (20 mil a 100 mil vidas). A classificação, divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), refere-se ao Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que avalia, no exercício de 2014, itens como qualidade da atenção, prevenção e assistência à saúde, equilíbrio econômico-financeiro, condições de oferta da rede de serviços e índice de reclamações.
O índice atribuído à Casu foi de 0,9134 (referência 0 a 1), que equivale ao conceito A, e a classifica em 34º lugar no ranking de todas as operadoras nacionais. Excluindo as operadoras odontológicas, a CASU ocupa o 22º lugar.