Acontece
Gestão da extensão
Servidores docentes e técnico-administrativos que coordenam centros de extensão (Cenex) podem apresentar, até 25 de março, propostas de solicitação de bolsas de apoio à gestão da extensão em unidades. O edital lançado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) é destinado ao suporte de atividades que promovam a participação de discentes de graduação em programas e projetos que contribuam para o desenvolvimento das políticas de extensão no âmbito desses centros. Mais informações estão disponíveis no Portal da Proex.
Milésima defesa
Nesta quarta-feira, 20, a partir das 13h, ocorre a milésima defesa de dissertação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas. A pesquisa Avaliação do efeito de diferentes aportes de calor na microestrutura e tenacidade da região de grãos grosseiros da zona afetada pelo calor de aço TMCP, de autoria de Tadeu Messias Donizete Borba, foi orientada pelo professor Paulo José Modenesi. A defesa será na sala de seminários 1012 do Bloco de Ligação da Escola de Engenharia.
Modelos econômicos e saúde
Com o intuito de aprofundar a compreensão das relações entre modelos econômicos e saúde, especialistas em saúde e segurança do trabalhador (SST), pesquisadores, sindicalistas e representantes de associações patronais participam, na UFMG, nos dias 11 e 12 de abril, de seminário em que serão discutidas possibilidades de transformação das situações de trabalho, com base na economia da funcionalidade e da cooperação.
O evento será realizado no auditório da Escola de Engenharia, campus Pampulha. As inscrições devem ser feitas na página da Fundação Christiano Ottoni. A programação combina intervenções de pesquisadores com relatos de experiências em SST que reconheçam a contribuição dos trabalhadores para construir e manter sistemas de produção de alta confiabilidade.
O Seminário Modelos Econômicos, Trabalho e Saúde é fruto de parceria entre a UFMG, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Minas Gerais.
Cartões para Alaíde
Cartões-postais recebidos e colecionados pela escritora Alaíde Lisboa podem ser vistos até 17 de abril em exposição na Biblioteca da Faculdade de Educação (FaE), campus Pampulha. Os cartões fazem parte da Coleção Memória, da educadora, ex-vereadora e professora emérita da UFMG, que doou à Universidade acervo particular composto de aproximadamente oito mil itens com documentos que datam do século 18 ao início do 21, cartões-postais, livros didáticos, paradidáticos e literários.
Expoente da educação mineira, Alaíde é autora de clássicos infantis como A bonequinha preta e O bonequinho doce. A educadora viveu até os 102 anos de idade e, no seu centenário, em 2004, esteve na Biblioteca da FaE para inaugurar uma placa em sua homenagem.
Homenagem a Pinotti
O professor Marcos Pinotti Barbosa será homenageado com o título de Pesquisador Emérito (in memoriam) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pinotti, que ingressou na Escola de Engenharia da UFMG em 1999, morreu em 21 de janeiro de 2016.
Pinotti é um dos dez agraciados em 2019. Uma das principais referências nas áreas de empreendedorismo tecnológico e inovação, ele coordenava os laboratórios de Bioengenharia (Lab-Bio) e de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (Lapan). Como professor da UFMG, ele recebeu, em 2013, o Prêmio Fundep – principal distinção conferida na Universidade aos seus pesquisadores – na área de Tecnologias. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
A UFMG aparece na lista também com o professor emérito Carlos Alberto Filgueiras, do Departamento de Química, cuja trajetória acadêmica é abordada em perfil publicado nesta edição (página 3).
A cerimônia de entrega dos títulos será realizada em maio.
Encontros transdisciplinares
A produção literária relacionada aos imigrantes será o tema da próxima edição dos Encontros Transdisciplinares. O evento, que reunirá a professora Cristina Cheveresan, da West University of Timisoara (Romênia), e o professor Elcio Loureiro Cornelsen, da Faculdade de Letras (Fale), ocorrerá no próximo dia 25, a partir das 14h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), campus Pampulha. A iniciativa é do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat).
Cristina Cheveresan vai abordar a experiência de duas escritoras americanas de origem latina, a dominicana Julia Alvarez e a cubana Cristina García. Com formação nos Estados Unidos, a pesquisadora trabalha também com questões de raça na obra de autores de expressão inglesa e narrativas de filmes sobre o tema da neoescravidão.
Elcio Cornelsen, por sua vez, vai focar sua exposição no romance O idiota do século XXI: um divã, do alemão Michael Kleeberg, publicado em 2018. A ênfase recai sobre o capítulo Gottfried e Amir, no qual um imigrante alemão do século 19 e um refugiado sírio do século 21 dialogam, de forma inusitada, sobre suas vivências traumáticas de imigração, fuga e exílio.