13 de maio: jornalistas da UFMG e da PUC Minas lançam dossiê contra o negacionismo
No dia 13 de maio de 2022, às 9h, será lançado o e-book Dossiê contra o negacionismo – a importância do conhecimento científico, organizado pelos jornalistas Mozair Salomão, secretário de comunicação da PUC Minas, Marisa Cardoso, coordenadora da assessoria de imprensa da mesma instituição, e Marcus Vinícius dos Santos, coordenador da Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG e da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC).
A coletânea, com mais de 20 artigos, contém análises de pesquisadores da UFMG e PUC Minas e das instituições que integram a RMCC sobre as possíveis causas para o recrudescimento do negacionismo. Além disso, os pesquisadores tentam entender a influência de fatores socioculturais, ideologias e crenças que comprometem a edificação de uma postura crítica diante do conhecimento científico e que são agravados em contextos de crises.
O termo negacionismo ganhou evidência nos últimos anos no Brasil, especialmente durante a pandemia da covid-19, e esteve expresso na negligência de autoridades para a aquisição de imunizantes e na insistência de parcela expressiva da população em ignorar os protocolos sanitários contra a disseminação do novo coronavírus. O fenômeno perpassa todas as áreas, pondo em xeque tanto a ciência quanto as conquistas civilizatórias da humanidade, o que motivou os organizadores a reunir diferentes perspectivas para a produção do e-book.
Os autores convergem para uma questão fundamental no combate ao negacionismo, indicando a promoção da cultura científica como proposta para capacitar as pessoas para a percepção do fenômeno e das fake news ou notícias fraudulentas.
O evento de lançamento do dossiê será realizado no auditório 3 do prédio 43 da PUC Coração Eucarístico. Participarão o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão, a professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG e diretora de Divulgação Científica da UFMG, Viviane de Souza Alves.
A Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), criada em 2005, reúne as estruturas de comunicação de entidades públicas e privadas de Minas Gerais, com a proposta de agrupar e dar força às instituições e agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação.