16º Festival de Verão: reflexões sobre 'o que ficou de fora da Semana' marcam segundo dia
Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022, as discussões do 16° Festival de Verão UFMG serão dedicadas ao tema O que ficou de fora da semana. O evento, que promove o debate sobre as influências da Semana de Arte Moderna de 1922, está sendo transmitido pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube.
Como o Modernismo se configurou como um marco de transformações nos campos das artes, é necessário identificar as comunidades, os grupos e as formas de conhecimento sobre cultura e arte que não foram incluídos no movimento.
As psicanalistas Ayanne Sobral e Lucia Castello Branco vão conversar, a partir das 19h, sobre Psicanálise literária: o campo do fora.
O tema também será abordado na roda de conversa com os professores da UFMG Eduardo de Jesus, do Departamento de Comunicação, e José Newton Coelho Meneses, do Departamento de História, e o poeta e artista visual e sonoro Ricardo Aleixo. A mediação será feita pelo professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas Artes.
Mais informações estão no site do evento. Participantes receberão certificado.
Culturas em movimento
Neste ano, o Festival promove ampla reflexão sobre o movimento modernista, que está completando 100 anos. Com o tema Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna, serão quatro dias de atividades on-line e gratuitas.
Compõem a programação homenagens, documentários de dança, palestras e rodas de conversas que tratarão das contribuições, contradições e dos desdobramentos do movimento.