16ª Primavera dos Museus no MHNJB
O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG participa da 16ª Primavera dos Museus com programação que oferecerá ao público diversas oficinas e um circuito de atividades para visitação. O evento ocorre nos dias 20, 21 e 23 de setembro de 2022, com encontros e dinâmicas presenciais.
Nesta terça-feira, a oficina Flores e polinização promoverá, na parte da manhã, uma conversa sobre a morfologia das flores, as partes reprodutivas das plantas, o processo de polinização e o papel dos animais polinizadores. A atividade será mediada pelos educadores do museu.
Experiência musical
Na quarta-feira, dia 21, os participantes da oficina A força dos mbarakás: chocalhos de argila na prática construirão um chocalho de argila, o "mbaraká", como é chamado pelos indígenas de língua pertencente ao tronco Tupi. Durante o processo, serão exibidas imagens e reproduzidos sons desses instrumentos, que mobilizam saberes e proteções xamânicas.
No último dia de evento, 23 de setembro, os participantes terão experiência musical e prática com proposta similar na oficina Os instrumentos musicais ameríndios na Amazônia: apitos ou flautas globulares. Cada participante construirá um desses instrumentos inspirado nas peças arqueológicas conhecidas na Amazônia. Sons e imagens dos instrumentos também serão reproduzidos.
Cerâmica, pintura e desenhos
Ainda no dia de encerramento, haverá o circuito da cerâmica arqueológica: os visitantes farão uma trilha na mata para conhecer espécies vegetais usadas no processo produtivo de cerâmicas tradicionais, visitarão a área de queima cerâmica do Museu, a exposição de Arqueologia, onde estão cerâmicas arqueológicas e experimentais, e participarão de oficina lúdico-interativa sobre conservação de cerâmicas arqueológicas, com simulação da atividade de conservação-restauração de cerâmicas tradicionais.
A oficina Árvores e memórias: uma vivência na mata do Horto, que também será realizada no dia 23, a partir das 14h, estimulará o público observar de forma mais cuidadosa árvores notáveis do Museu. Os participantes poderão registrar suas impressões por meio do desenho e da escrita, em processo de construção de suas próprias memórias. Todas as atividades são gratuitas, e a programação está disponível no site do museu.