22 a 26 de agosto: workshop debate planejamento das cidades sob a ótica do clima
Instrumentos e subsídios para a sustentabilidade dos planejamentos urbanos serão debatidos em workshop, promovido pela UFMG e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), de 22 a 26 de agosto de 2022, no Campus 2 Nova Gameleira, em Belo Horizonte. Haverá transmissão remota simultânea.
Esta é a primeira edição do workshop, proposto e organizado por pesquisadores brasileiros, chilenos e alemães que integram o Consórcio de Pesquisa e Cooperação Climate in the City (CCity), focado na investigação e no desenvolvimento de soluções para as cidades latino-americanas. Formas de planejamento, design e modelagem climática urbana serão abordados em palestras e mesas-redondas. Também serão apresentados trabalhos sobre o clima urbano, sobre ferramentas para o planejamento que consideram o contexto climático e a saúde pública nas comunidades urbanas.
Inscrições
O evento é destinado a pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação e a técnicos de setores municipais e associações de municípios interessados em conhecer os aspectos da climatologia urbana nas suas interfaces com a morfologia da cidade. Trata-se de uma área tipicamente interdisciplinar, na qual profissionais da arquitetura e urbanismo, da geografia física, da meteorologia, do planejamento urbano e da saúde pública poderão debater questões, métodos e resultados que ainda não são correntes nos currículos da formação em níveis de graduação ou mesmo de pós-graduação.
As discussões pretendem subsidiar o desenvolvimento de políticas de mitigação e adaptação efetivamente direcionadas à diversidade dos contextos urbanos, levando em conta a dimensão climática das cidades.
As inscrições admitem as opções presencial e on-line e devem ser feitas na página do site do evento. Os valores das taxas variam conforme a categoria do participante.
Palestrantes e minicurso
Entre os palestrantes, estarão presentes Lutz Katzchner, do Instituto de Conceitos de Clima e Energia (INKEK), na Alemanha, Hugo Aravena, da Universidade do Chile, Margarete Amorim, da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Campus de Presidente Prudente (SP) da Unesp, o economista e secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, o professor Alisson Barbiéri, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas (Cedeplar/UFMG), e o engenheiro florestal Dany Amaral, secretário-executivo do Comitê sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência da Prefeitura de Belo Horizonte.
Ao longo dos quatro dias, o minicurso Modelos microclimáticos Skyhelios and Rayma será ministrado pelo doutorando Vladimir Sobral de Souza, do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG. A formação vai tratar, de forma introdutória, de dois modelos: o primeiro possibilita calcular o fator de visão do céu e a duração da luz do sol em alta resolução espacial e temporal, usando processador gráfico; o segundo, aplicado no cálculo de índices de conforto térmico, pode auxiliar no projeto e planejamento de áreas urbanas.