Abertas inscrições para curso híbrido sobre propagação de plantas e manejo de mudas
Estão abertas, até 14 de junho de 2022, as inscrições para o curso de atualização Propagação de plantas, que vai discutir a reprodução sexuada e assexuada de plantas, a produção, os padrões e a comercialização de mudas, os viveiros e as legislações específicas. Ministrado pelo professor Paulo Sérgio Nascimento Lopes, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, o curso terá formato híbrido e é aberto aos estudantes ou profissionais das áreas de ciências biológicas, agrárias ou afins, com conhecimentos básicos em botânica.
Remotamente, por meio de atividades síncronas no Jitsi Meet e assíncronas no Google Drive, serão abordados conteúdos introdutórios, metodologia, bibliografia, materiais para as aulas práticas e estabelecimento do estudo dirigido do curso. De forma presencial, no Museu de História Nacional e Jardim Botânico (MHNJB), as aulas teóricas e práticas focalizarão as principais técnicas de propagação de plantas e manejo das mudas.
A formação terá 20 horas. Quatro delas serão ministradas de forma remota (duas síncronas e duas assíncronas) no dia 20, e as restantes serão concluídas presencialmente, nos dias 23 e 24. Ao fim, haverá a avaliação, em que os participantes apresentarão os aspectos do evento, o conhecimento construído e sugestões de aperfeiçoamento.
As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário disponível no site do museu. A taxa é de R$20, com meia entrada para estudantes. Há 25 vagas.
Docente
Paulo Sérgio Nascimento é graduado, mestre e doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), com residência pós-doutoral na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Sua atuação no ICA é centrada no cultivo sustentável de frutíferas tropicais, no uso de frutíferas nativas do cerrado e da caatinga (pequizeiro, coquinho azedo e umbuzeiro) e na produção de mudas frutíferas.