Abertas inscrições para evento internacional sobre arte, ciência e tecnologia
Estão abertas, até 6 de junho de 2022, as inscrições para ouvintes do 7º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e do Seminário de Artes Digitais de 2022, cujo tema geral é Transcendências. Nesta edição, em formato on-line e transmissão ao vivo pelo canal do Laboratório de Poéticas Fronteiriças (LabFront) no YouTube, serão propostas discussões sobre entropia, determinismo e acaso, interações interespécies e a hipótese de gaia, entre outros subtemas e abordagens. A programação do evento, que começa no próprio dia 6 e vai até 10 de junho, está disponível no site oficial.
Organizado desde 2015, por uma abrangente rede de grupos de pesquisa, o encontro, que está em sua sétima edição, tem como curador o professor Pablo Gobira, do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento na UFMG. O evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros, entre eles, Pol Lombarte, artista que vendeu seus batimentos cardíacos como NFT, e o biohacker Dr. Josiah Zayner, personagem central da série Seleção artificial, da Netflix.
As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio da plataforma Sympla. O link de acesso às salas virtuais será enviado por e-mail aos apresentadores. Os ouvintes inscritos poderão participar pelo YouTube, interagindo com os conferencistas e comunicadores.
A programação cultural e artística será realizada totalmente em formato remoto. Serão lançados livros e exibidas performances e obras de arte, além das três mostras Outras estáticas, Outras mobilidades e Outros ambientes, em formato tridimensional, por meio da Galeria LabFront no metaverso.
Duplo formato
Em sua seção de seminário, o evento traz uma curadoria temática com foco nas Transcendências. Por meio dela, convidados vão apresentar resultados de pesquisas avançadas que relacionam arte, ciência e tecnologia.
Na vertente Congresso, haverá apresentação de trabalhos de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores oriundos de associações, grupos de pesquisa e dos programas de pós-graduação de áreas diversas. As avaliações dos trabalhos submetidos são realizadas por doutores mediante distribuição das obras sem a menção da autoria.
Edições anteriores
Os anais das edições anteriores estão disponíveis no website do evento. No canal do LabFront, no YouTube, também é possível acompanhar vídeos de edições anteriores, gravadas e postadas. As atividades cabem aos grupos de pesquisa do Laboratório, que buscam consolidar uma área de investigação — produção artística e teórica — nas diversas fronteiras: dos saberes, das linguagens artísticas, do conhecimento científico e tecnológico.