Terça, às 17h: aula magna revisita trajetória do fotógrafo e escritor Mario Baldi
O Programa de Pós-graduação em História da UFMG promove, nesta terça-feira, 9 de novembro de 2021, aula magna sobre o livro Mario Baldi, o photoreporter do Brasil: uma história sobre fotografias, narrativas e mediação cultural. O evento começa às 17h e será transmitido pelos perfis do Departamento de História da UFMG no YouTube e no Facebook.
A aula será ministrada pelo autor do livro, Marcos de Brum Lopes. Nela, serão abordadas as relações entre a produção de conhecimento sobre o passado e a fotografia como fonte e objeto da reflexão historiográfica, por meio da análise da trajetória do fotógrafo e escritor austríaco Mario Baldi (1896-1957).
O livro, publicado pela Letra e Voz, é fruto da tese de doutorado em História Social do professor Marcos Brum, defendida na Universidade Federal Fluminense (UFF). Após a apresentação, um bate-papo reunirá Ana Maria Mauad, do Departamento de História da UFF, e Alexandre Marcussi, do Departamento de História da UFMG. O público poderá participar do encontro por meio de interações no chat da transmissão.
Mais informações sobre o livro podem ser encontradas no site da editora.
Convidado
Marcos de Brum Lopes é doutor em História Social pela UFF. Atuou como pesquisador do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura de Teresópolis, onde iniciou seu trabalho com a Coleção Mario Baldi. Desde 2010, é historiador e técnico em Assuntos Culturais do Museu Casa de Benjamin Constant e pesquisador associado do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. Marcos também atuou como professor visitante do Departamento de História da UFMG de 2019 a 2021.