Banda de rua Babadan leva ritmos afromineiros ao pátio do Conservatório
Nesta sexta-feira, 23 de setembro de 2022, às 20h, o Conservatório UFMG recebe a banda de rua Babadan para performance e lançamento do CD Anunciano. O evento, que será realizado no pátio do espaço, é gratuito e aberto a todos os públicos.
O show Babadan e as tradições do povo negro mineiro retrata as influências que regem a banda. Congado, Candomblé e o som das bandas de Minas são as três tradições presentes no repertório do grupo desde sua criação, em 2018.
Os espaços onde o grupo geralmente se apresenta fogem do âmbito das tradicionais casas de cultura – é relativamente comum avistar seus integrantes em becos e vielas de Belo Horizonte e em alguns blocos de carnaval.
Babadan também busca inspiração no comportamento musical de bandas dos tempos do Brasil Colônia, quando imperava a sonoridade dos instrumentos de sopro. Sua base percussiva tem atabaques, djembes, caixas de Reinado, patangomes, gungas, reco-recos, entre outros instrumentos utilizados no Reinado Mineiro e no Candomblé.
Do jazz ao afrobeat
O repertório do coletivo é predominantemente instrumental, com ênfase em músicas autorais e releituras de renomados músicos brasileiros com arranjos próprios. As influências musicais vão do samba e do jazz ao afrobeat e ao funk.
Em 2020, o Babadan lançou seu primeiro álbum, Anunciano. Em 2021, foram lançados os singles Sete ondas e Zamba ben, em parceria com Sérgio Pererê e Júlia Ribas, respectivamente. O grupo também participou em Manganá e Labareda, canções do álbum Mozamba, de Josy.Anne, lançado em 2022.
Retratos do Brasil
Babadan e as tradições do povo negro mineiro integra a programação da série Retratos do Brasil, do Conservatório UFMG, que promove concertos e shows que retratam manifestações diversas da música brasileira e ajudam a refletir sobre a identidade plural do país. Artistas renomados e de larga experiência em campos musicais específicos compartilharão suas criações e concepções artísticas.