Cine Concerto Soundpainting 'Olhos de Inaiá'
O CineCentro do dia 8 de novembro tem sessão gratuita do filme Olhos de Inaiá, a partir das 19h, no Centro Cultural da UFMG.
Inaiá é a representação onírica da regência das águas. Ela percorre paisagens da cidade de Belo Horizonte e da bacia do Ribeirão Arrudas, passando por locais que já abrigaram rios e hoje são cobertos pelo asfalto.
A sessão terá sonorização e trilha sonora criadas e realizadas ao vivo, pelo grupo Soundpainting BH, participante do edital Cena Aberta 2018, do Centro Cultural UFMG.
O filme é uma ficção em preto e branco, que mistura técnicas de animação em fotografias de longa exposição e infra vermelho, chroma key e vídeo.
O filme
A partir de fotos de arquivo sobre as paisagens fluviais da capital mineira encontradas nos acervos iconográficos do Arquivo Público Mineiro (APM), do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), e do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), desenvolveu-se uma pesquisa sobre a memória das paisagens das ruas por onde já passaram rios, que hoje canalizados, correm debaixo do asfalto e do trânsito da capital mineira
Parte do processo da pesquisa consistiu em refotografar aproximadamente estes mesmos enquadramentos encontrados nos acervos dos museus, porém no espectro do infravermelho, registrando o invisível destas paisagens, e buscando a partir da comparação ilustrar a mudança espacial sofrida na bacia hidrográfica do Ribeirão Arrudas e dos seus afluentes.
(Fonte: ALaboratório Áudio Visual)