Evento cultural

Com homenagem a Jaider Esbell, 16º Festival de Verão será aberto nesta quarta

Ver cartaz do evento >

Com a temática Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna, a edição de 2022 do Festival de Verão UFMG será aberta nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro de 2022. O evento vai promover discussões sobre desdobramentos e contradições de um dos movimentos culturais mais importantes para o país, o Modernismo.

A cerimônia de abertura, programada para 18h30, reunirá a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli, e da diretora adjunta de Ação Cultural, Mônica Medeiros Ribeiro. 

A solenidade, que será transmitida pelo canal Cultura UFMG no Youtube, será marcada por uma homenagem ao artista indígena Jaider Esbell, falecido em novembro do ano passado.

A homenagem será conduzida pela professora Lucia Pimentel, artista e pesquisadora da Escola de Belas Artes da UFMG. Na sequência, o público poderá assistir à palestra Rever Makunaíma, que foi proferida pelo artista da etnia Macuxi em 2021, durante o 53º Festival de Inverno UFMG. Em sua fala, Jaider refletiu sobre as origens do personagem mítico Macunaíma, criado na década de 20 por Mário de Andrade, um dos precursores do movimento modernista.

Ressonâncias
Às 20h, será realizada a roda de conversa Ressonâncias da Semana de Arte Moderna, que visa debater novas perspectivas e revisões desse evento fundante do universo artístico brasileiro. O bate-papo será transmitido pelo YouTube e contará com a presença dos professores Nísio Teixeira, do Departamento de Comunicação Social da Fafich, e Angélica Melendi, da Escola de Belas Artes. A mediação será feita pela diretora adjunta de Ação Cultural, Mônica Medeiros Ribeiro.

O 16ª Festival de verão UFMG prossegue até sábado, 12 de fevereiro. A programação está disponível no site do evento.

Descrição Imagem
Jaider Esbell, artista da etnia Macuxi, será homenageado Projeto Aulas Abertas / Centro Cultural UFMG