Com medidas de prevenção, Espaço do Conhecimento amplia sessões de visitação ao Planetário
Uma semana após a reabertura do Planetário, o Espaço do Conhecimento está dobrando o número de sessões de visitação ao ambiente. As visitas estão programadas para dois horários (13h e 16h), de terça a domingo, e os ingressos podem ser adquiridos na recepção do museu, a partir das 12h. Cada sessão poderá reunir, no máximo, 18 pessoas.
Por ter especificidades próprias em relação ao edifício do Espaço do Conhecimento, o Planetário foi reaberto com responsabilidade e prudência, como explica o professor Carlos Eduardo Porto Villani, coordenador do Núcleo de Astronomia do museu. “Estamos avaliando cada passo de ampliação, tanto em relação à oferta do número de sessões quanto da ocupação das cadeiras do Planetário. Nosso desejo é voltar o mais rapidamente à nossa capacidade total, mas com a prudência e a responsabilidade que caracterizam as ações da UFMG”, pontua.
Laboratório
Para garantir a segurança sanitária, o Espaço do Conhecimento vai realizar coleta de dados relacionados à presença de microrganismos no ar durante as visitações nos espaços do museu e em especial nas sessões do Planetário, com medições em diferentes momentos. “Em seu esforço de reabertura progressiva, o Espaço do Conhecimento está funcionando como um laboratório de pesquisas para ampliar o conhecimento sobre a eficácia das medidas de prevenção da covid-19 em espaços fechados com circulação de público. Com isso, esperamos proporcionar um ambiente seguro e, ao mesmo tempo, subsidiar as autoridades com evidências baseadas em dados para tomada de decisões sobre as medidas de prevenção em locais similares”, explica Villani.
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 10 na recepção do museu. O pagamento será efetuado exclusivamente por cartão de débito. Os bilhetes são emitidos apenas no dia da sessão. Mais informações estão disponíveis nas redes socais do Espaço Conhecimento (Instagram, Twitter, Facebook) e em seu site oficial.