Gilberto Mendes, pioneiro da música concreta, será homenageado em concerto no Conservatório
O compositor Gilberto Mendes, que teria completado 100 anos no mês passado, será homenageado em concerto do Grupo Sonante 21, nesta terça-feira, 8 de novembro de 2022, no Conservatório UFMG. Com participação do Ars Nova – Coral da UFMG, a apresentação, gratuita, terá início às 19h30.
O repertório do concerto é dedicado a Gilberto Mendes, pioneiro em música aleatória e música concreta no Brasil. Ele foi um dos ícones da criação contemporânea no país e um dos signatários do Manifesto Música Nova, de 1963. Também é conhecido pelo uso das notações gráficas, pelo teatro musical e pela organização de happenings.
Mendes estabeleceu uma forte relação com a poesia concreta, estilo que inspirou a criação de sua obra mais conhecida, o Moteto em ré menor, muito referenciada na poesia de Décio Pignatari. Beba Coca-Cola é outra obra que será executada. O compositor foi o fundador e curador do Festival Música Nova, realizado em Santos, de 1962 a 2010. Em 2012, o Festival foi transferido para Ribeirão Preto, já sob organização da USP, onde o músico foi professor, e rebatizado com o nome de Festival Música Nova Gilberto Mendes.
Repertório contemporâneo
Além das obras em homenagem a Gilberto Mendes, o programa inclui peças compostas no século 21 por nomes como Marisa Rezende, Valéria Bonafé, Oiliam Lana e José Henrique Padovani, os dois últimos professores da UFMG.
O programa será encerrado com a estreia da obra Xenakis no baile funk, de Carlos dos Santos. A peça foi escrita em 2013 e dedicada ao Grupo de Percussão da UFMG. O compositor conta que a concebeu após ter assistido a uma apresentação do grupo, na qual foi executada a obra Persephassa, de Iannis Xenakis. Na peça, os músicos ficam ao redor da plateia, que tem a chance de vivenciar uma sensação de imersão nos sons dos tambores e percussões de madeira e metal. A performance também é uma homenagem aos 100 anos de nascimento do compositor Xenakis.
Retratos do Brasil
Homenagem aos 100 anos de Gilberto Mendes integra a programação da série Retratos do Brasil, do Conservatório UFMG, que promove concertos e shows que retratam manifestações diversas da música brasileira e contribuem com a reflexão sobre a identidade plural do país. Artistas de larga experiência em campos musicais distintos compartilham suas criações e concepções artísticas.