Evento acadêmico

Congresso sobre estudos culturais recebe inscrições de trabalhos

Está aberta, até o dia 31 de março, a chamada de trabalhos para o 2º Congresso científico da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC 2022). O evento, aberto ao público, será realizado de 7 a 9 de julho, com o tema Lazer, corpos e estudos culturais. As inscrições para participação poderão ser feitas a partir de 1º de abril.

Os trabalhos podem ser submetidos nas formas de resumo expandido (para apresentação na forma de comunicação oral), fotografia e vídeo de performance artística (dança, música, dramatização, minidocumentário, entre outros). As orientações para cada formato, bem como os grupos temáticos contemplados, estão no site do evento. A data prevista para a divulgação dos trabalhos aprovados é 30 de abril.

A Rede Internacional em Estudos Culturais integra dez universidades, de cinco países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal). Essas instituições têm se dedicado à difusão dos Estudos Culturais por meio do ensino, da investigação científica e de processos de intervenção junto a grupos e comunidades. A rede foi constituída para unir ações colaborativas entre pesquisadores e instituições já existentes e fortalecidas nas últimas décadas, com o objetivo de facilitar a investigação de problemas e interesses comuns que se relacionam com os Estudos Culturais e, dessa forma, contribuir com a descentralização da produção científica e com a horizontalidade entre as parcerias individuais e institucionais.

O primeiro evento científico da RIEC foi realizado em 2021, organizado pela Universidade de Aveiro (Portugal), com o objetivo de criar uma cartografia dos Estudos Culturais e envolver o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelas universidades que compõem a Rede: Universidade de Aveiro, Universidade de São Paulo, UFMG, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal Fluminense, Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro, Instituto Superior Politécnico Independente (Angola), Universidade Cabo Verde e Universidade Save (Moçambique).

Temática
O tema proposto para a segunda edição do congresso surgiu das apresentações de trabalhos das diferentes instituições vinculadas à RIEC, bem como do interesse de pesquisa dos responsáveis pela organização do evento, entre os quais, a UFMG.

Os participantes da Rede têm aprofundado estudos sobre as experiências culturais de pessoas e grupos sociais que constituem práticas, cotidianos e processos identitários, e a RIEC está em busca de novas metodologias de investigação das relações sociais, relacionando aspectos como lazer e movimento social.

Esse debate possibilita enfatizar a corporalidade das pessoas e grupos sociais como forma de expressão de identidade. Segundo a organização do evento, é preciso atenção para a massificação e para a manipulação dos indivíduos, de seus corpos, suas ludicidades e da própria arte no contexto do hibridismo das culturas. Mas também é preciso reconhecer a fluidez e os escapes culturais nem sempre alienantes que as culturas de massa são capazes de produzir na intervenção, no empoderamento e na consciência dos indivíduos e coletivos.

Mais informações estão no website do evento e no Instagram.

(Assessoria de Imprensa da UFMG)

Descrição Imagem
Dança afro-brasileira: rede busca novas metodologias de investigação das relações sociais palmares.gov.br