Conservatório promove espetáculo musical multimeios executado em flauta e piano
A pianista Alice Belém e o flautista Felipe Amorim sobem ao palco do Conservatório UFMG às 20h da próxima terça-feira, 7 de junho de 2022, para apresentação do concerto multimeios Em minha voz existia um sonho. O evento, que integra o projeto Conexões Musicais, agrupa criação e performance por meio de obras para piano de György Ligeti e para flauta de Giacinto Scelsi.
Sons acústicos e eletroacústicos, elementos cênicos, vídeo e literatura reúnem-se no espetáculo. A proposta é que o ouvinte desfrute uma experiência de improvisação sob partitura e conheça novos timbres, provindos de sons do lápis sobre o papel.
"Sonhamos com um espetáculo em que nossas vozes se juntem a de outros, ressoando o desejo de variar a experiência habitual e transformando um papel em branco em uma nova música", contam os musicistas.
Trajetórias
Alice Belém é professora de piano, música de câmara e interpretação de música contemporânea na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem ampla experiência com repertórios solo e camerístico e já apresentou recitais no Brasil e na Europa.
Felipe Amorim é flautista, compositor e professor na UEMG. Doutor em Flauta pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), estudou, deu aulas e frequentou a Fundação de Educação Artística (FEA), em Belo Horizonte. Tocou nos grupos O Grivo, Flutuar Orquestra de Flautas e Oficina Música Viva.
Como medida de prevenção à covid-19, a UFMG mantém o uso obrigatório de máscaras. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-8300.
Repertório
György Ligeti – Cordes à vide (Études, Livro I, nº 2)
Giacinto Scelsi – Quays
György Ligeti – Arc-en-ciel (Études, Livro I, nº 5)
Giacinto Scelsi – Pwyll
György Ligeti – En suspens (Études, Livro II, nº 11)