Conservatório UFMG recebe mostra internacional de violão
O Conservatório de Música da UFMG sedia, a partir desta quinta-feira, 25 de agosto de 2022, a quarta edição do evento Sons da cidade – Mostra internacional de violão de Belo Horizonte. Até sábado, 27, o evento abrigará recitais, rodas de conversa, lançamentos de livro e de CD, exibição de documentário e momento de interação com música.
As atividades iniciam-se às 17h desta quinta-feira, com roda de conversa acerca da linguagem do choro. Na noite de abertura, será lançado o livro Sons da cidade – mostra internacional de violão, de Fernando Chagas e Carlos Walter. A obra apresenta os desafios da produção e gestão do evento nas três edições (2019 a 2022), atravessadas pela pandemia de covid-19.
Na sexta e no sábado, outras duas rodas promovem a discussão da presença e prática do violão na universidade e a diversidade e expressão das violonistas intérpretes e compositoras. Outro destaque da programação é um bate-papo com Ricardo Carmo, diretor do documentário O último chorão, no sábado, às 10h, após a exibição do filme.
Atrações
A mostra terá apresentações de artistas nacionais, como o violonista mineiro Guilherme Vincens, a violonista gaúcha Andrea Perrone, o duo formado pelo violonista Lucas Porto e pelo bandolinista Marcílio Lopes e o músico Ulisses Rocha, que apresenta seu mais recente álbum, Véu, com 11 composições originais para violão solo.
O duo de Ricardo Barceló, de Portugal, e Svetlana Mikhaylishcheva, da Alemanha, e a violonista cubana Ariadna Cuellar, que vem pela primeira vez ao Brasil, se apresentarão no sábado.
Os jovens de Belo Horizonte e região metropolitana selecionados no 2º Concurso Sons da Cidade integram o corpo de artistas. Os concertos serão no auditório do Conservatório, localizado no segundo andar. Os dias e horários das atrações estão no site.
As atividades são gratuitas, abertas ao público e não exigem inscrições prévias, mas é preciso retirar ingressos na portaria geral do Conservatório, na Avenida Afonso Pena, 30 minutos antes do evento ao qual o visitante se destina. A ocupação está sujeita às capacidades do espaço. O auditório comporta 220 pessoas, e o pátio, 150.