Coral formado por ex-integrantes do Ars Nova se apresenta na quinta
O coral Ars Antiqua sobe ao palco do Conservatório UFMG na próxima quinta-feira, 3 de novembro de 2022, às 19h30, para interpretar composições de Villa-Lobos, Padre José Maurício Nunes Garcia e Adriano Banchieri, entre outros, e peças autorais do maestro regente do coral Ars Nova, Carlos Alberto Pinto Fonseca. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.
Dirigido pela maestrina Ângela Pinto Coelho, ex-assistente do maestro Carlos Alberto, e pelos regentes auxiliares Hélcio Pereira e Álvaro Rodrigues, o Ars Antiqua nasceu do reencontro de cantores e regentes, amadores e profissionais, que, em diferentes épocas, atuaram no Ars Nova – Coral da UFMG.
Os cantores egressos do Ars Nova passaram por vários festivais e concursos, apresentando-se em cerca de 80 cidades de 17 países, conquistaram importantes prêmios e troféus e participaram de gravações de LPs, CDs e vídeos. Muitos desses ex-integrantes seguiram cantando em outros corais ou se desenvolveram na carreira de cantores líricos e de música popular, como coralistas, solistas, regentes e preparadores vocais, reconhecidos nacionalmente.
O reencontro desses cantores teve início durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia da covid-19, para a gravação de vídeos que foram publicados no canal do Ars Nova no YouTube.
Repertório
Adieu sweet amarílis – John Wilbeye
Madrigale a un dolce usignolo – Adriano Banchieri
Gradual para Domingo de Ramos – Pe J. Maurício
Ave Maria – Anton Bruckner
Uma Ave Maria afro-brasileira – Carlos Alberto Pinto Fonseca
Pater noster – Heitor Villa Lobos
Cobra cora – Carlos Alberto Pinto Fonseca
Muié rendera – Carlos Alberto Pinto Fonseca (Arranjo)
Suíte nordestina – Ronaldo Miranda
Jubiabá – Carlos Alberto Pinto Fonseca
Cântico para Iemanjá – Carlos Alberto Pinto Fonseca
Dona nobis pacem e Missa afro-brasileira – Carlos Alberto Pinto Fonseca