Curso sobre tecnologias digitais de comunicação é destinado aos atingidos pela tragédia de Brumadinho
A Faculdade de Letras da UFMG, em parceria com a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), recebe inscrições, via formulário eletrônico, para as próximas turmas do curso de capacitação em tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs).
O curso, gratuito, é oferecido na modalidade a distância, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed). O público-alvo são os sobreviventes e familiares das vítimas do desastre e pessoas residentes em Brumadinho e os outros municípios que fazem parte da Bacia do Rio Paraopeba.
As 1,2 mil vagas disponibilizadas serão preenchidas mediante sorteio. Os candidatos que fizerem inscrições até o dia 15 de abril poderão integrar a próxima turma, que terá início no dia 2 de maio.
O curso vai tratar de temas relacionados ao desenvolvimento de competências digitais importantes para o mundo do trabalho. O conteúdo inclui noções básicas de tecnologias digitais, leitura crítica de textos digitais, gestão de tempo e recursos, produção de textos orais e recursos audiovisuais e produção textual para peças de marketing.
Todos os participantes receberão, ao final, certificado de 60 horas.
Desenvolvimento local
O curso é oferecido no âmbito do projeto de extensão Ensino e Aprendizagem de Tecnologias Digitais e Línguas Adicionais: uma parceria UFMG e Avabrum.
O objetivo é oferecer capacitações nas áreas de tecnologias digitais de informação e comunicação e idiomas, destinadas exclusivamente à população dos municípios atingidos, direta e indiretamente, pelos impactos do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019, visando à inclusão social e à geração de trabalho, renda e emprego nas localidades.
A iniciativa foi viabilizada por meio de recursos financeiros provenientes de multa aplicada à mineradora Vale, no âmbito de Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Outras informações estão no Edital 80/2021, disponível no site da Faculdade de Letras da UFMG e na página do projeto no Instagram.