Evento acadêmico

Cineclube exibe 'Medeia', de Lars von Trier

Medeia, de Lars von Trier (1987, 75 min.) é o filme da sessão de outubro do projeto CiNeam, iniciativa do Departamento de Filosofia da Fafich e do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam) da Faculdade de Letras da UFMG. A exibição será nesta sexta, 21 de outubro, na sala 407 B do CAD 2, campus Pampulha, às 20h40. A entrada é gratuita e aberta ao público geral.

Uma das primeiras obras do polêmico diretor dinamarquês, Medeia foi realizada sobre roteiro do diretor Carl Theodor Dreyer, baseado na  tragédia de Eurípides. O filme leva para os pântanos dinamarqueses o mito grego. Produzido para a TV da Dinamarca, o projeto de von Trier combina as tradições pagã e cristã. Em relação à famosa releitura do mito pelo italiano Pier Paolo Pasolini, destaca-se, na versão de Lars von Trier, a manutenção da personagem Egeu, cuja presença marcante conduz a uma reflexão sobre a peça de Eurípides e a crítica que Aristóteles fez desse personagem. O elenco tem Udo Kier (Jasão), Kirsten Olesen (Medea), Henning Jensen (Creonte) e Ludmilla Glinska (Glauce).

Cineclubismo e divulgação de textos
O CiNeam é um projeto de exibição mensal, durante o semestre letivo, de filmes sobre temas da Antiguidade e do Medievo. A iniciativa visa ao cultivo do cineclubismo e à divulgação de textos relacionados aos filmes exibidos e às discussões suscitadas por eles.

Neste semestre, o projeto está vinculado à disciplina optativa Tópicos em Filosofia Antiga, oferecida pela professora Maria Cecília Coelho, que analisa o tema do matricídio e do filicídio na tragédia grega, em particular associados aos mitos de Electra e de Medeia. Mais informações sobre o projeto estão no site do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam).

Descrição Imagem
Filme do polêmico diretor dinamarquês será exibido na sexta, 21, às 20h40 Foto: divulgação

Ficha técnica

Serviço

20 a 21 de outubro de 2022

CAD 2, campus Pampulha

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca