Domingo, às 15h: Espaço do Conhecimento promove oficina gratuita sobre crenças e saberes africanos
A última oficina do mês no Espaço do Conhecimento UFMG será neste domingo, 22 de maio de 2022, às 15h. Com o tema Contação de histórias da África de A a Z, o evento, gratuito, comporta até 15 participantes, entre crianças, jovens e adultos, que serão definidos por ordem de chegada na recepção do museu.
O objetivo da contação é promover um encontro com os saberes africanos e apresentar as narrativas que servem como base para esses saberes. "Esse exercício é importante porque contribui para quebrar um pouco a ideia de África como uma grande região homogênea, quando, na verdade, é um continente com muitos países e uma grande diversidade sociocultural", diz Abraão Veloso Machado, estudante de Artes Visuais da UFMG e estagiário do Núcleo de Ações Educativas do Espaço.
"De início, vamos discutir de forma geral as percepções da África utilizando um grande mapa em tecido. Depois, falaremos das características de quatro povos: Akan, Banto, Iorubá e Zulu", anuncia Veloso. Os diferentes povos ao redor do globo têm distintas explicações para a origem do universo e o surgimento dos seres vivos na Terra, por exemplo. No continente africano, as crenças e imaginários dos grupos étnicos mobilizam relações de ancestralidade e religiosidade.
A oficina integra a programação do Espaço do Conhecimento para a 20ª Semana Nacional de Museus. O museu oferece diversas atividades no mês de maio. Sábado, dia 21, às 15h, haverá a oficina Hora da palavra. Mais informações podem ser obtidas no site do Espaço ou solicitadas pelo telefone (31) 3409-8350.