Encontro na UFMG discute atuação dos brigadistas florestais voluntários
O auditório 104, do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), no campus Pampulha, sediará o 1° Encontro nacional de brigadistas florestais voluntários, de 3 a 5 de novembro de 2022. O evento recebe especialistas, representantes de brigadas voluntárias, entidades públicas e organizações não governamentais (ONGs) para o debate sobre a inserção do brigadista voluntário nas estruturas governamentais de prevenção e combate a incêndios florestais, os trabalhos desenvolvidos e principais desafios enfrentados e a legislação que rege a atuação desses brigadistas.
As discussões ocorrerão presencialmente, em formato de mesas-redondas, e serão transmitidas pelo canal da Proex no YouTube. Os principais pontos discutidos serão compilados em um documento final a ser apresentado ao fim do evento e encaminhado aos órgãos legislativos. Serão compartilhadas experiências e conhecimentos acerca da atuação dos brigadistas, proteção ambiental, pesquisas na área, políticas públicas, problemas comuns e agenda conjunta, com o objetivo de fortalecer a atuação da categoria.
A programação e outras informações estão no site da Estação Ecológica da UFMG. O encontro é promovido pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG e pela Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV), por meio da Estação Ecológica, e tem apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG), da Brigada 1 e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte.
A ação faz parte das comemorações dos 30 anos da Estação Ecológica da UFMG, área de conservação natural, história e educação socioambiental com 114 hectares.
A participação é gratuita, aberta ao público geral e renderá certificado, que será encaminhado aos participantes por e-mail. As inscrições estão abertas a brigadistas, professores, pesquisadores, estudantes e outros interessados, por meio do preenchimento de formulário eletrônico. O espaço tem capacidade para 640 pessoas.