Espaço do Conhecimento amplia atividades presenciais
A partir desta terça-feira, 4 de janeiro de 2022, o Espaço do Conhecimento UFMG ficará aberto para as atividades presenciais de terça a domingo, a partir das 12h. O Espaço está na Praça da Liberdade, 700.
A programação inclui a reabertura das sessões do Planetário, que ocorrerão sempre às 14h; aos sábados, haverá uma sessão extra, às 17h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e devem ser pagos, exclusivamente por cartão de débito, na recepção do Museu.
Oficinas
Os visitantes do Espaço também poderão participar de três oficinas gratuitas, direcionadas aos públicos infantil e adulto, em especial a educadores.
No próximo sábado, 8 de janeiro, às 15h, o professor Francisco Prado vai ensinar a prever as Fases da Lua, e explicar a razão da ocorrência de eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel, e a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes serão utilizados para a compreensão dos fenômenos. Podem participar crianças a partir de sete anos, adolescentes, jovens e adultos, com limite de 10 participantes.
A oficina de origami Desdobrando o museu: aves do Sertão, agendada para os dias 15 e 30 de janeiro, é um convite à construção de uma dessas aves, com inspiração na instalação Ave, sertão!, da artista Dilce Laranjeira, que integra a exposição virtual Sertão mundo, que pode ser visitada nos computadores disponíveis no primeiro andar do museu.
Nos dias 18 e 22 de janeiro, às 10h, professores e educadores poderão frequentar o Espaço aberto a educadores, com turmas de até 20 participantes. Para essa atividade, é necessária inscrição prévia nas redes sociais do museu: Instagram (@espacoufmg), Twitter (@espacoufmg) e Facebook (espacodoconhecimentoufmg/)
Também como parte integrante da Sertão Mundo, a oficina O Planisfério, programada para os dias 22 e 29 deste mês, às 15h, possibilita indicar quais constelações são visíveis no céu noturno e em qualquer horário do dia, em Belo Horizonte. Os participantes valem-se de uma representação plana da esfera celeste, produzida em papel. Cada sessão da atividade poderá reunir até dez participantes com idades a partir dos sete anos.