Circuito Cultural tem Sinfônica da UFMG e apresentação de palhaço
O Circuito Cultural UFMG promove, nesta semana (27 a 29 de abril), apresentações de teatro e música, com participação de Rodrigo Robleño, palhaço brasileiro com conceituada carreira internacional, e da Orquestra Sinfônica da UFMG, em espetáculo de comemoração ao 97º aniversário da Escola de Música da Universidade.
Viralata: o palhaço tá solto!
O público da encenação de Rodrigo Robleño verá malabarismo e outras performances circenses e será convidado a participar das dinâmicas, com possibilidade de alterar o espetáculo. As apresentações serão nos dias 27 de abril, às 12h30, no espaço entre a Praça de Serviços e o Instituto de Ciências Biológicas, no campus Pampulha, e no dia 29 de abril, às 18h, no Centro Cultural UFMG.
As duas exibições se inserem nos projetos Quarta Doze e Trinta e Baixo Centro [Em]Cena. O espetáculo foi criado e é dirigido pelo próprio Rodrigo Robleño. Não há restrição de idade para os espectadores, e a entrada é gratuita.
Rodrigo escreveu livros como Na palma da mão e Viralata: o palhaço tá solto!. Ele integrou o espetáculo Varekai, do Cirque du Soleil. Atua hoje como professor e diretor de teatro e coordena o projeto Sociedade do riso, que leva profissionais da arte e outros voluntários para se apresentar em áreas de vulnerabilidade social. Nascido em São Paulo, Rodrigo reside na capital mineira desde os 10 anos de idade e é formado pelo Teatro Universitário da UFMG.
Sinfônica da Escola de Música
A apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música, que integra a agenda de acolhimento dos calouros, será na quarta, 27 de abril, às 17h30 no auditório da Escola de Música. O evento é do projeto Ao Cair da Tarde.
A apresentação integra a série de concertos VivaMúsica! e apresenta repertório idealizado como um “poema sinfônico”, com a Suíte Orquestral n.2 de Bach e a composição Caos da Criação de Haydn, em uma narrativa que se propõe a trabalhar a tradição musical e as rupturas presentes nela. As canções Bolero de Ravel e Mourão de Guerra Peixe também compõem o espetáculo. A regência e a coordenação são de responsabilidade de Iara Fricke Matte.
Projetos culturais UFMG
O projeto Quarta Doze e Trinta promove apresentações artísticas no campus Pampulha todas as quartas-feiras, no horário do almoço, às 12h30. Uma quinta-feira por mês, às 17h30, o Ao Cair da Tarde tem espetáculos de música, dança, teatro e outras expressões artísticas.
No projeto Baixo Centro Em[cena], artistas locais, regionais ou com nome nacional ou internacional se apresentam para a comunidade, em espetáculos gratuitos, toda última sexta-feira do mês, a partir das 12h30.
Os projetos que abrigam os espetáculos são organizados pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG.