Segunda e terça: UFMG e instituição francesa reforçam cooperação científica nas áreas de direitos humanos e educação
O Laboratório de Culturas e Humanidades Digitais (LabCult), da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, e o Musée National d’Histoire Naturelle (Paris, França), promovem, nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2022, a Cátedra Franco-Brasileira Direitos Humanos, Educação e Conhecimentos: diálogos internacionais.
O evento, que tem apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da Embaixada da França no Brasil, será transmitido com tradução simultânea no YouTube. Para se inscrever, é preciso preencher formulário eletrônico.
O intuito da iniciativa é consolidar e ampliar o desenvolvimento das colaborações já existentes entre as equipes de pesquisa (uma francesa e outra brasileira) e descortinar uma perspectiva de continuidade e reciprocidade de ações de ensino superior e de investigação científica.
Para isso, a professora Maria Aparecida Moura, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e coordenadora do LabCult, convidará a professora titular do Musée National d’Histoire Naturelle Joëlle Le Marec para dialogar sobre as ciências e seus usos sociais.
Também será realizada uma discussão sobre os saberes acadêmicos e populares, de modo a estimular a reflexão sobre os procedimentos de mediação da informação e a precarização dos processos de produção do conhecimento no contexto atual.
Detalhes da programação estão disponíveis no site do LabCult. Os participantes receberão certificado.
Sobre o Laboratório
A estratégia de atuação do LabCult inclui integração dinâmica entre os estudos teóricos, experimentação e posterior implementação metodológica e tecnológica de pesquisas prospectivas no campo da Ciência da Informação, sempre em perspectiva interdisciplinar.