Hoje: evento reúne mulheres gestoras de universidades federais
Ainda como parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher, o Sou Ciência, centro de estudos sobre sociedade, universidade e ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realiza hoje (quarta, 16), a partir das 18h, a live A gestão das mulheres nas universidades. No encontro, que terá participação da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, serão discutidos os desafios das mulheres na gestão das universidades federais em cenários de incertezas e dificuldades orçamentárias. O evento será transmitido pelo canal do Sou Ciência no YouTube, com acesso livre e gratuito para o público geral.
O debate será mediado por Soraya Smaili, professora da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e coordenadora-geral do Sou Ciência. Além da reitora da UFMG, participarão as reitoras Claudia Marliére, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Ana Beatriz Oliveira, da Federal de São Carlos (UFSCar), Denise Pires de Camargo, da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Isabela Andrade, da Federal de Pelotas (UFPel), Joana Guimarães, da Federal do Sul da Bahia (UFSB), Lucia Pellanda, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e Marcia Abrahão, da Universidade de Brasília (UnB).
As reitoras
Sandra Regina Goulart Almeida: formada em Letras pela UFMG, Sandra fez mestrado e doutorado na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA) e estudos de pós-doutorado na Universidade Columbia, em Nova York. É professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras (Fale) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Sandra é reitora da UFMG desde 2019 e foi também vice-reitora na gestão 2014-2018.
Claudia Marliére: professora titular da Escola de Nutrição da Ufop, Claudia está em seu segundo mandato como reitora da universidade. Graduada em Nutrição pela Ufop, ela é especialista em saúde maternoinfantil pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD em Environmental Impact Assessment on Health pela University College of Wales, do Reino Unido.
Ana Beatriz Oliveira: nomeada reitora da UFSCar em 2021, Ana possui graduação e doutorado em Fisioterapia pela mesma insittuição. Em 2008, finalizou a participação em um treinamento em Saúde e Segurança Ocupacional oferecido pelo Instituto Sueco de Vida no Trabalho (Arbetslivsinstitutet). Atualmente é professora associada do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia. Foi também diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCar, na gestão 2014-2018.
Denise Pires de Camargo: primeira mulher reitora na UFRJ, Denise é livre-docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), ela atua em cursos de graduação da área de saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas (Fisiologia). Médica formada pela UFRJ, Denise é mestre e doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo IBCCF. Fez residências de pós-doutorado no Hôpital Bicêtre (França) e na Universitá degli Studi di Napoli Federico II (Itália).
Isabela Andrade: formada em Arquitetura e Urbanismo e professora da UFPel desde 2013, Isabela é especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Joana Guimarães: graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Joana fez mestrado em Geoquímica na Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorado em Engenharia Ambiental na Cornell University (EUA) e estágio pós-doutoral na Brown University (EUA). Integrou a comissão que elaborou a proposta de criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), encaminhada ao MEC em 2007, e a Comissão de Implantação da UFSB, onde exerceu o cargo de vice-reitora antes de se tornar reitora.
Lucia Pellanda: é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre e doutora em Ciências da Saúde (Cardiologia) pela Fundação Universitária de Cardiologia. Professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFCSPA, atua nas áreas de Metodologia Científica e Epidemiologia. É membro do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 do Rio Grande do Sul.
Marcia Abrahão: professora titular da UnB, cursou graduação, mestrado e doutorado em Geologia na própria universidade, com período sanduíche na Université d'Orleans e BRGM, na França. Fez estágio pós-doutoral na Queen´s University, no Canadá. Tem experiência na área de granitos e mineralizações associadas em depósitos do Brasil, Cuba, Peru e Colômbia. Foi vice-diretora e diretora do Instituto de Geociências da UnB. Marcia está em seu segundo mandato como reitora e integra a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).