Experiências afetivas em acessibilidade e inclusão são tema do ‘Papo em pauta’ desta terça
O Papo em pauta desta terça-feira, 13 de setembro de 2022, discutirá experiências afetivas em acessibilidade e inclusão com a professora do Departamento de Comunicação Social Sônia Caldas Pessoa. A live terá início às 19h, no canal do Espaço do Conhecimento no YouTube.
Ao lado de Camila Mantovani, professora do mesmo departamento, Pessoa coordena o Afetos, grupo de pesquisa em comunicação, acessibilidade e vulnerabilidades. Embasado em discussões teóricas, o grupo reflete e agir sobre a sociedade, em um processo de formação cidadã.
Seu intuito é conscientizar o público acerca da participação no campo profissional por pessoas com deficiência e em demais situações de vulnerabilidade. No bate-papo, as experiências obtidas no grupo Afetos serão compartilhadas com o público.
Cenários
Sônia Pessoa é autora do artigo Acessibilidade afetiva por e para autistas: ativismo na pandemia da covid-19, publicado pela revista científica Culturas Midiáticas. O texto foi escritor em coautoria com a jornalista e escritora Sophia Mendonça, mestre pela UFMG, pesquisadora do Afetos e fundadora do Mundo Autista – vinculado ao Portal Uai.
No artigo, as autoras consideram que existem cenários promissores para a comunicação e a acessibilidade afetiva para pessoas autistas, mas que ainda há gargalos no que se refere às interações sociais de pessoas com deficiência e à efetivação de seus direitos. Elas defendem que haja tolerância e acolhimento às pessoas autistas. Durante a conversa, Sônia responderá questões sobre a temática.
A professora também é doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras (Fale) e autora do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas. Camila Mantovani, que mediará a mesa, também coordena o Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento UFMG.
A live integra a programação do Setembro Azul no Espaço do Conhecimento. Mais informações podem ser obtidas no site do museu.