Exposição no Centro Cultural reúne pinturas produzidas sobre recortes de notícias e fotografias
Pinturas feitas sobre recortes de notícias e fotografias de revistas da década de 1970 são a base da exposição Intermédio da cor, do artista belo-horizontino Iago Marques, que está aberta à visitação no Espaço Experimentação da Imagem no Centro Cultural UFMG.
O autor se desvencilha do tradicional suporte das telas e se vale de matérias jornalísticas, mapas, gráficos, fotos e outros conteúdos como parte integrante das obras, atribuindo a elas uma natureza multitemática. As cores, linhas e formas abstratas presentes nas pinturas, que são sobrepostas ao preto e branco das impressões, contrastam com a rigidez da diagramação das publicações.
Segundo a curadora Paula Costa, “o suporte vira processo para uma brincadeira de mostra e esconde com a pintura e o papel”. Alguns dos textos são identificáveis; outros, que sofrem intervenções mais intensas, possibilitam uma mistura de elementos que se complementam, se fundem e se embatem.
O evento tem entrada gratuita e aberta a todos os públicos. A exposição permanecerá até 25 de setembro e pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 20h, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, conforme o horário de funcionamento do espaço.
Artista
Iago Marques é bacharel em Artes Visuais, com habilitação em Pintura pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, e técnico em Artes Visuais pela Oi Kabum! (2013). Participou de exposições e mostras em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e na Turquia.