Felipe de Oliveira relê clássicos da MPB e projeta revelações da cena musical em show no Conservatório
O músico Felipe de Oliveira interpreta canções de seu segundo álbum, Terra vista da Lua, na noite desta sexta-feira, 21 de outubro de 2022, no auditório do Conservatório UFMG. O show, com início às 20h, é parte do programa Perspectiva, do Circuito Cultural UFMG, que promove a articulação, interação e interlocução dos espaços culturais vinculados à Pró-reitoria de Cultura (Procult). A apresentação é gratuita e aberta ao público.
Reconhecido com o Prêmio da Música Popular Mineira em 2022, o álbum reúne repertório inédito de composições de autores da nova cena musical, como Juliano Antunes, Nobat, Tátio, Deco, Gui Borges, Tom Custodio, Dan Nakagawa e Laura Catarina, associadas a releituras de clássicos da canção brasileira, de compositores como Gilberto Gil, Belchior, Arnaldo Antunes, Lô Borges, Roberto Carlos e Chico Buarque.
No show, Felipe usa cenicamente sua voz andrógina para cantar sobre as maneiras contemporâneas de lidar com o afeto, provocando reflexão poética sobre a mediação das relações humanas na modernidade. O cantor será acompanhado por André Milagres (guitarra e violão sete cordas), Yuri Vellasco (bateria) e Marco Aur (baixo).
Trajetória
O intérprete mineiro Felipe de Oliveira iniciou sua carreira musical em 2015, após uma trajetória no cinema, área na qual é graduado. O artista vincula sua música à herança cênica deixada por sua passagem pelo audiovisual, bem como à sua experiência com a dança flamenca. Essa bagagem reflete-se em seus shows e álbuns, caracterizados por um viés dramatúrgico e narrativo.
Sua carreira ganhou impulso em 2016, quando participou do programa The voice, que abriu portas para a realização de um financiamento coletivo que viabilizou a produção do seu primeiro álbum, Coração disparado, lançado em 2018. O trabalho foi eleito um dos 100 melhores da música brasileira naquele ano pelo site Embrulhador. Recentemente, Felipe recebeu o Prêmio da Música Popular Mineira, da Rádio Inconfidência. Atualmente, é mestrando em Artes pela Uemg.