Férias no Espaço do Conhecimento: divulgada programação da primeira quinzena de julho
Julho é um mês especial, repleto de atrações diversas, por ser o período das férias escolares. O Espaço do Conhecimento preparou atividades para todos os públicos e dividiu sua programação em duas etapas. Na primeira quinzena, até 17 de julho de 2022, haverá oficinas, visita mediada e diversas sessões no Planetário, e ainda exposições interativas, como Sertão mundo, quizzes e brincadeiras on-line.
O Planetário promove sessões com temas diversos na semana. As sessões, de terça a sexta, têm início às 16h. No sábado, elas começam às 13h, 16h, 18h e 20h; no domingo, as sessões são às 13h, 14h30 e 16h. Dois pedacinhos de vidro, Inconfidências (gratuito), Da Terra ao universo, Alvorecer da era espacial, O segredo do foguete de papelão e Arqueoastronomia maia são os filmes no catálogo.
Dois telescópios e um teto retrátil no terraço astronômico propiciam ao público contemplar diferentes objetos no céu de Belo Horizonte. A observação noturna ocorre aos sábados, das 19h às 20h45, e a solar, aos domingos, das 11h às 12h45. Setenta senhas são distribuídas na recepção, e as entradas custam R$ 10. Em grupos de dez pessoas e acompanhados por mediadores, os participantes observam os astros por 15 minutos.
Oficinas gratuitas
No próximo sábado, 9, o Espaço promoverá, às 15h, a oficina Terra dos planetas, para crianças a partir de 6 anos. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados previamente na recepção do museu, pois a capacidade do ambiente é limitada. Na dinâmica, os visitantes encenarão o movimento e as posições de planetas e corpos celestes, num grande tapete astronômico. O objetivo é fazê-los compreender as velocidades com as quais esses corpos orbitam em torno do Sol.
Ainda na agenda de oficinas, no domingo, 10, Ciência em cordel pretende despertar o interesse dos participantes para o conhecimento científico por meio da literatura popular manifestada em versos falados. Será realizado um passeio pelo museu, desde os andares reservados à exposição Demasiado humano até o Terraço Astronômico. Ao final, haverá um bate-papo sobre doenças, vacinação, plantas medicinais, entre outros temas. A atividade terá início às 15h, e a participação será por ordem de chegada, com limite de 15 pessoas.
Duas oficinas vão encerrar a programação da primeira quinzena de julho. No sábado, 16, os participantes usarão mapas estelares e escreverão narrativas que contam a história do conjunto de astros na Coleção de estrelas. No domingo, 17, a oficina Histórias da África de A a Z abordará personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu. As oficinas serão às 15h. O número de vagas é limitado.
Astronomia em conexão
O projeto Descobrindo o céu, que promove lives sobre astronomia no canal do Espaço no YouTube, vai abordar A conjunção, oposição e máxima elongação dos planetas. Em geral, os planetas ficam mais brilhantes quando estão em oposição e ficam escondidos quando em conjunção. As órbitas dos planetas são elípticas, por isso afirmar que um planeta ou qualquer outro objeto está mais próximo ou mais longe sempre depende do referencial adotado. O encontro será às 17h do dia 14 e aberto a todos os públicos.
O Espaço lançou no mês passado a nova edição do Calendário Astronômico, inspirada no mundo dos games e abrangendo os solstícios de inverno de 2022 e 2023 – a estação é a mais indicada para a contemplação do céu por causa de suas noites mais longas e secas no hemisfério Sul. A atividade é 100% interativa, com conteúdo didático e animado, feito para ser acessado preferencialmente pelo celular. O calendário é atualizado sempre no primeiro dia de cada mês.
As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 17h (a exceção é o sábado, das 10h às 21h). A programação é, em sua maior parte, gratuita e aberta a todos os públicos. Todas as atividades seguem os protocolos de segurança estabelecidos pelo Espaço.
A programação de férias terá sequência na segunda quinzena de julho. Mais informações podem ser obtidas no perfil do Espaço no Instagram ou solicitadas pelo telefone (31) 3409-8350.