Hoje, às 18h: Trem Tan Tan canta por uma sociedade sem manicômios em show no Centro Cultural
Nesta sexta-feira, 20 de maio de 2022, às 18h, o Baixo Centro En[cena], projeto do Circuito Cultural UFMG, recebe os integrantes do coletivo Trem Tan Tan para apresentação do show Sambabilolado e trem negreiro. Com entrada gratuita e aberto a todos os públicos, o evento ocorre no Centro Cultural (Av. Santos Dumont, 174 – Centro).
O show é uma síntese dos últimos trabalhos produzidos pelo grupo. Os ritmos dialogam com o samba, funk, rap e soul, e estão presentes em uma seleção de músicas que expressam denúncias aos prejulgamentos vivenciados pelas pessoas com sofrimento mental. Trem Tan Tan também interpretam canções do novo repertório, que integram o álbum Trem negreiro, e abordam a relação entre loucura e preconceito racial.
Sociedade sem manicômio
O coletivo musical Trem Tan Tan, formado por compositores portadores de sofrimento psíquico, já tem duas décadas de trajetória artística. Seu nome faz referência aos trens que, na década de 1980. levavam os pacientes dos hospícios públicos de Belo Horizonte para o grande manicômio de Barbacena. O grupo propõe a inserção social, o resgate da cidadania e o tratamento em liberdade numa rede de serviços substitutivos ao manicômios.
Os integrantes foram descobertos nos dispositivos da reforma psiquiátrica, marcados por sua diversidade sonora, rítmica e poética. É o primeiro grupo vinculado à saúde mental em BH a ter um registro fonográfico e a realizar shows. Alguns de seus álbuns são Trem tan tan (2002) e Sambabilolado (2008). Em 2015, o coletivo lançou o DVD Sambabilolado e outros tan tans.
O show é parte da programação da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, que termina nesta sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas no site do Centro Cultural UFMG.