Centro Cultural exibe série de esculturas macias
O Centro Cultural UFMG expõe, a partir desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 19h, Ajuntar para virar semente, criação do aluno do curso de Artes Visuais Victor Borem, com curadoria do professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas Artes. A exposição – gratuita e de classificação livre – permanecerá até 26 de junho e poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
A exposição surgiu da vontade do artista de materializar o afeto, com base em sua história e na de suas matriarcas. Em uma série de esculturas macias, de diversos tamanhos, Borem explora a poética intrínseca das matérias, evocando sentimentos de carinho, conforto, acolhimento e calor.
O artista começou a idealizar as obras ao perceber, em si e nos outros, a "necessidade de descanso e vulnerabilidade, de aguçar os sentidos e entender que seu lugar no mundo é seguro e quente". Borem quer, por meio de sua criação, proporcionar experiência de escape ao visitante.
De cerâmicas a bordados
Victor Borem nasceu em Belo Horizonte, em 1999, mas residiu toda a sua vida em Nova Lima. Seus avós e grande parte da sua família vivem em Itaguara, Minas Gerais, local onde ele teve um contato profundo com o universo das costureiras e bordadeiras, em meio a panos de prato, toalhas de mesa, bordados e rendas. Antes de iniciar a faculdade, trabalhava com cerâmica. Em 2019, participou de uma residência artística em cerâmica no interior do Japão, durante dois meses e meio, experiência que despertou nele o interesse por transpor tradição e história para a arte. Atualmente, cursa Artes Visuais com habilitação em Escultura na Escola de Belas Artes da UFMG.
O projeto do qual a exposição faz parte, o Escultura no Centro, busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos da área de Artes Visuais (escultura) da Escola de Belas Artes da UFMG.
O Centro Cultural UFMG estreia também, no mesmo horário, a exposição Poematéria: arquitetura da palavra, do arquiteto João Diniz. Mais informações podem ser obtidas no site do Centro ou solicitadas pelo telefone (31) 3409-8290.