Seminário reúne especialistas em literaturas africanas de língua portuguesa; inscrições abertas
De 19 a 21 de outubro de 2022, será realizado o I Seminário Internacional de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Silas). Com o tema Crises, nós, fronteiras, o evento foi concebido como fórum de discussão sobre as literaturas africanas de língua portuguesa, seus modos de produção, circulação e recepção e também sobre as relações que os sistemas literários de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe estabelecem entre si e com outros sistemas literários e semióticos.
Veja a programação. Interessados podem se inscrever para participar de minicursos, apresentar comunicações (com prazo até 31 de agosto) e também como ouvintes. O evento será on-line, com transmissão pela plataforma YouTube.
Aberto à diversidade cultural, o seminário propõe debates sobre fronteiras, diálogos e tensões, problematizando, por meio do exercício comparativo, a maneira como as literaturas africanas de língua portuguesa encenam as diversas crises que atravessam seus tempos e espaços, articulando-se e/ou afastando-se de outras práticas estéticas, tanto endógenas como estrangeiras.
Homenagem
Parceria entre a UFMG, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e as universidades federais de Ouro Preto (Ufop), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de Viçosa (UFV), o evento homenageia a professora Laura Cavalcanti Padilha, emérita da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora associada do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, a docente é uma das maiores autoridades em literaturas africanas de língua portuguesa. É autora de vários livros, como O espaço do desejo – Uma leitura de 'A ilustre casa de Ramires', de Eça de Queirós' e Entre voz e letra: o lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX.
Os eixos temáticos do evento são Ensino de literaturas africanas de língua portuguesa, Teoria e crítica literária africanas, Literaturas afrodiaspóricas, Deslocamentos espaciais e estéticos, Intermidialidades contemporâneas, A autoria feminina, Colonialidade, violência e resistência, Memória e testemunho, Identidades e diversidades.