João Diniz, da exposição 'Poematéria', aborda seu processo criativo em eventos no Centro Cultural
O arquiteto João Diniz, que inaugurou recentemente sua exposição Poematéria: arquitetura da palavra no Centro Cultural UFMG, promoverá eventos gratuitos no local enquanto a visitação estiver aberta. As atividades artísticas incluem aula aberta, bate-papo, performances e sarau poético.
Nesta quarta-feira, 1º de junho de 2022, ocorre o sarau poético Poematéria, com o próprio artista e os integrantes do coletivo Asa de Papel. No dia 8, será a vez da aula aberta Curadoria e arte em poematéria e performance com Diniz e Celina Lage, artista visual, professora e uma das curadoras da exposição. No dia 15, Andrea Dario, Anelito de Oliveira, Bel Diniz, Celina Lage, João Diniz e Marília Andrés conduzirão um bate-papo com o tema Poesia, arte e espaço em poematéria.
Os três eventos serão realizados das 19h às 21h, no Centro Cultural UFMG.
O encerramento da exposição, no dia 25, terá performance e debates sobre a mostra. A finissage será no final da manhã, das 11h às 13h.
Entendimento verbal
A performance Avantypus foi realizada na abertura da exposição e será reeditada nos dias 8, 15 e 25 de junho. Segundo João Diniz, as letras no chão, que integram a mostra, sugerem um "caminho de entendimento verbal, um idioma convergente" por meio da invenção de novos caracteres, com base na ruptura das grafias do passado, para, com eles, escrever inéditas palavras da transformação.
Arquitetura da palavra
A mostra, instalada em quatro salas da Grande Galeria do Centro Cultural UFMG, explora as possibilidades da união entre as artes visuais e o texto poético, buscando superar e propor novas possibilidades para o suporte preferencial da escrita: a folha de papel. Mais informações estão no site do Centro Cultural e também podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-8290.