Mesa-redonda: 'Experiências e saberes do movimento negro no combate ao racismo'
Marcos Antônio Cardoso, Diva Moreira e Amauri Mendes Pereira (UFRRJ) são os expositores convidados da mesa-redonda 'Experiências e saberes do movimento negro no combate ao racismo', agendada para o dia 9 de novembro, na FaE UFMG. O evento acontece a partir das 19h e integra a programação de Novembro Negro na UFMG.
Segundo os organizadores, a mesa-redonda parte do conhecimento de militantes históricos, ativistas nas aglutinações que engendraram a fundação do Movimento Negro Unificado, para refletir sobre o significado da luta antirracista naquele e no atual contexto.
Histórias do Movimento Negro no Brasil (Alberti e Pereira, 2007), assim como o acervo do Ipeafro consistem em referências para as análises sobre as demandas do movimento negro na luta antirracista e na disputa por direitos civis e sociais. A partir dessas referências serão analisadas as formas do racismo no Brasil e as estratégias de combate ao racismo nas articulações entre cultura e política, que constituem a especificidade da dinâmica do movimento negro.
(Fonte: Novembro Negro na UFMG - Prae UFMG)