Mostra Ecofalante de cinema: exploração mineral e povos originários são destaques do segundo dia de exibições
Neste segundo dia da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, 23 de agosto de 2022, serão exibidos filmes sobre exploração mineral e povos originários. As sessões ocorrem no auditório do Centro Cultural, localizado na avenida Santos Dumont, 174, Centro de BH.
Às 19h, será exibida a produção brasileira Mineiros (2020, 23min), dirigida por Amanda Dias, que retrata a mineração em Minas Gerais, fenômeno que está na raiz histórica e econômica do estado. O filme concorre ao Prêmio do Público.
Na sequência, às 19h23, o público vai assistir a Krenak (2017, 114min), do brasileiro Rogério Corrêa. O filme conta a história do povo indígena Krenak, que habita a região de Resplendor, Minas Gerais. O documentário aborda desde a declaração da guerra justa pelo rei português Dom João VI, em 1808, até o desastre ambiental no Rio Doce, em 2015, causado pela ruptura da barragem de minérios em Mariana.
A classificação indicativa dos filmes é livre. A participação nas sessões será definida por ordem de chegada. O limite de ocupação do auditório é de 136 pessoas.
A Mostra Ecofalante integra a programação do projeto CineCentro e marca a retomada das exibições presenciais no Centro Cultural UFMG. A iniciativa é organizada pela Ecofalante, ONG que atua nas áreas da cultura, educação e sustentabilidade por meio de filmes e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental.
A programação no Centro vai até 31 de agosto. Mais informações podem ser obtidas no site do Centro Cultural ou solicitadas pelo telefone (31) 3409-8290.