No dia do meio ambiente, Espaço do Conhecimento lança documentário sobre mineração
Em meio ao atual debate sobre a mineração na Serra do Curral, o Espaço do Conhecimento UFMG lança na manhã deste domingo, 5 de junho de 2022, o documentário Inconfidências. Produzida pelo Núcleo de Audiovisual do Espaço, com direção de Maurício Gino, coordenador do Núcleo e professor da Escola de Belas Artes, a obra aborda a atividade mineradora em Minas Gerais.
O evento, que ocorre no planetário, contará com duas sessões gratuitas, às 10h30 e às 12h30, com intervalo para uma roda de conversa com os envolvidos na produção. A classificação indicativa é para maiores de 12 anos, visto que algumas cenas fortes sobre o impacto da mineração podem causar incômodo.
Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada na recepção do museu. São 31 vagas por sessão, mas, caso algum visitante não consiga participar, posteriormente poderá assistir ao documentário durante a programação fixa do Espaço.
Formato fulldome
Uma reflexão sobre a atividade mineradora no estado de Minas Gerais e seus impactos é a proposta de Inconfidências. Sua gravação começou no segundo semestre de 2019 em formato fulldome para exibição no Planetário do museu. Reuniu depoimentos e a colaboração da fotógrafa Valéria Amorim, que acompanhou, por anos, os efeitos do desastre da Samarco e cedeu as fotos de seu trabalho.
O filme se articula pela fala de diversos profissionais, como professores, ambientalistas, geólogos, historiadores e agentes públicos. Para a professora Sibelle Diniz, diretora científico-cultural do Espaço, o documentário é de relevância para a discussão da economia e da sociedade mineiras. "A sua produção reforça os compromissos da UFMG com os debates sobre sustentabilidade, incluindo os contextos dos territórios minerários. Além disso, o filme abre a discussão sobre as possibilidades alternativas de desenvolvimento em nosso estado", comenta Diniz.
Seu lançamento ocorre no Dia Mundial do Meio Ambiente em meio às discussões sobre a mineração na Serra do Curral e à ampliação de licenças de mineração em Mariana e Congonhas, concedida pelo Governo do Estado. A produção foi viabilizada com recursos do Edital Arte e Cultura aberto pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH).
O documentário Inconfidências também está disponível no canal do Espaço no YouTube. Mais informações estão disponíveis no site do museu ou em seu perfil no Instagram.