Show de chorinho, ritmo 100% brasileiro, é atração da programação do bicentenário no Conservatório nesta terça
O Conservatório UFMG comemora o bicentenário da independência com a série musical Retratos do Brasil. A abertura será às 19h30 desta terça-feira, 13 de setembro de 2022, com o grupo Flor de Abacate, o trompetista Silvério Pontes e o cavaquinista Ausier Vinícius.
O choro como patrimônio integra a série Conexões Musicais, que promove concertos de artistas convidados de outras instituições e estados. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
Retratos do Brasil recebe concertos e shows que retratam manifestações diversas da música brasileira e ajudam a refletir sobre a identidade plural do país. Artistas renomados e de larga experiência em campos musicais específicos compartilharão sua música, suas ideias e sua vivência com o público.
Pioneirismo
Silvio Carlos (violão 7 cordas), Marcos Flávio (trombone), Du Mecedo (cavaquinho) e Daniel Guedes (pandeiro e percussão) compõem o Flor de Abacate, grupo pioneiro em Minas Gerais no campo de pesquisa e divulgação da música instrumental brasileira, com destaque para o choro.
Os músicos mineiros têm formação popular e acadêmica e se destacam pela interpretação e arranjos inusitados de composições próprias e de autores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Astor Piazzolla, Anacleto de Medeiros, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Tom Jobim e Edu Lobo.
O grupo, que valoriza compositores de choro e músicas quase sempre inéditas, lançou em 1999 o seu primeiro CD, homônimo. Em 2002, lançou Batuque e, em 2004, Grupo Flor de Abacate e Belini Andrade, com choros inéditos do compositor mineiro Belini Andrade.
Convidados
Como convidados, o show inclui o trompetista carioca Silvério Pontes, que tocou com Tim Maia durante 12 anos, e o cavaquinista mineiro Ausier Vinícius, fundador do bar Pedacinhos do Céu, referência do choro de BH há 25 anos.
Mais cedo, às 17h15, será realizado um workshop e o lançamento do álbum Quando os ventos se encontram, com Silvério Pontes. A entrada também é gratuita.