Observações noturnas são retomadas no Espaço do Conhecimento; reestreia será neste sábado
O Espaço do Conhecimento UFMG retoma neste sábado, 4 de junho de 2022, após dois anos de interrupção, as observações noturnas no terraço astronômico. As sessões de reestreia, que ocorrem das 19h às 21h, são gratuitas, com classificação indicativa para maiores de sete anos.
Os ingressos devem ser retirados na recepção do museu a partir das 17h30. Como são apenas 70 vagas, a assessora do Núcleo de Astronomia do museu, Nathália Fonseca, recomenda pontualidade: "Trata-se de uma atividade muito disputada. As pessoas formam fila antes do horário para pegar o bilhete."
Em grupos de 10 pessoas, os participantes poderão observar e tirar dúvidas com os mediadores. Cada sessão dura 15 minutos, período em que o público poderá reconhecer as constelações no céu com o suporte do Núcleo de Astronomia do museu.
Tradição
A observação noturna dos astros é uma das atividades mais tradicionais oferecidas pelo Espaço. "As principais constelações e astros da noite poderão ser observados a olho nu e por telescópios, inclusive o aglomerado Estelar Caixinha de Joias, que guarda relação direta com a exposição virtual Sertão Mundo", explica Nathália.
O museu conta com três telescópios. Um deles é instalado no terraço, aos domingos, exclusivamente para a contemplação do Sol. Por conter filtro especial, possibilita observar detalhes da superfície solar sem causar danos à visão.
Observações solares
Nos dias 12, 19 e 26 de junho, a partir das 11h, também será retomada a atividade gratuita de observação do Sol. A dinâmica, idêntica à das observações noturnas, reúne grupos de 10 pessoas para cada 15 minutos. Serão distribuídos 70 ingressos, a partir das 10h, na recepção do museu.
Mais informações podem ser obtidas no site do Espaço, em seu perfil no Instagram ou solicitadas pelo telefone (31) 3409-8350.