Oficina de pintura corporal indígena aborda origens do mundo no Espaço do Conhecimento
Neste sábado, 20 de agosto de 2022, o Espaço do Conhecimento promoverá a oficina de pintura corporal Ye’kwana. A atividade, que integra a programação do Agosto indígena, é gratuita e aberta ao público acima de 5 anos, com limite de 15 participantes. Senhas serão distribuídas no dia, a partir das 10h, na recepção do museu.
A oficina será ministrada por Marciane Rocha, artesã ye’kwana e estudante do curso de Antropologia da UFMG. Ela conduzirá uma sessão de pintura corporal utilizando carimbos tradicionais ye’kwana, com pintura de rosto, pernas e braços, demonstrando os padrões gráficos ye’kwana.
Durante a oficina, enquanto a artesã pinta os corpos dos participantes, serão narrados excertos das narrativas tradicionais ye’kwana, as wätunnä. Elas abordam o tempo das origens do mundo, quando alguns dos desenhos, hoje usados na pintura corporal, foram adquiridos pelos Ye’kwanna nas suas interações com animais.
Segundo a tradição, no passado relatado pelas wätunnä, não havia diferença entre as espécies animais e humanas. Já no presente, as pessoas perderam a capacidade de enxergar a forma humana dos animais. Elas conseguem vê-los apenas sob as formas corporais que o animais assumem, distintas das humanas.
Modo de vida
A pintura corporal é parte fundamental das tradições dos povos indígenas. Ela se relaciona com a proteção da pessoa, com um corpo forte e saudável, e faz parte do modo de vida ye’kwana.
Durante a oficina, esses temas serão abordados de forma lúdica, dando a pessoas de todas as idades a oportunidade de pintar o corpo e ouvir um pouco dessas histórias.
A programação do Agosto indígena prossegue até o dia 31. Mais informações estão no site do Espaço.