Pesquisas eleitorais: seminário internacional prossegue nesta quarta com painéis e debates
A programação do Seminário internacional pesquisas eleitorais: desafios e metodologias na democracia contemporânea, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) e realizado na UFMG, segue nesta quarta-feira, 18 de maio de 2022, com painéis e palestras no Auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), campus Pampulha. Todos os eventos são transmitidos pelo YouTube.
O painel Sistema partidário subnacional e competição eleitoral: a dinâmica regional é um bom preditor do voto para as eleições presidenciais? abre a programação do dia às 14h. Coordenado pela conselheira editorial da Abrapel Denise Paiva, da UFG, o encontro terá como debatedor Bruno Speck, da USP. O painel conta ainda com exposições de Paulo Peres (UFRGS), Tiago Borges (UFSC) e José Raulino (Uece). Assista neste link.
Às 15h30, terá início outro painel, intitulado Pesquisas eleitorais e sua diversidade metodológica: estudos qualitativos e quantitativos. Coordenado pelo diretor de finanças da Abrapel, Joscimar Silva (UFPI), a mesa terá exposições de Luciana Panke, conselheira consultiva da Abrapel e vice-presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores em Campanhas Eleitorais, Luciana Fernandes Veiga, conselheira consultiva da Abrapel e presidente da Associação Brasileira de Ciência Política, e Izabele Mitozo, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Assista ao painel neste link.
A programação desta quarta se encerra com debate, às 19h. Com o tema Pesquisas, eleições e jornalismo político: a cobertura das mídias, a sessão será mediada pelo diretor de comunicação da Abrapel, Rodolfo Costa Pinto, que também dirige o setor de pesquisa do DataPoder. A mesa reunirá as jornalistas Mônica Bergamo (Folha de S. Paulo), Bertha Maakaroun (sócia-fundadora da Abrapel e diretora técnica da Pólis Pesquisa), Fernando Rodrigues (diretor e publisher do Poder 360) e Pedro Doria (cofundador do Canal Meio). O debate pode ser acompanhado por meio deste link.
Evento
Até amanhã (quinta, 19), o Seminário Internacional Pesquisas Eleitorais: desafios e metodologias na democracia contemporânea reúne, na UFMG, pesquisadores e jornalistas do Brasil e de outros países, para tratar de temas como as tendências eleitorais na América Latina e no mundo, a diversidade metodológica do campo eleitoral e a interação da política com o jornalismo. No seminário, também serão lançados livros inéditos sobre o tema, entre eles duas coletâneas sobre as eleições e o sistema partidário brasileiros. Todas as atividades serão transmitidas pelo canal da Abrapel no Youtube.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site da Abrapel, onde também está disponível a programação completa do evento.