Plataformas digitais e uberização da sociedade são tema do UFMG Talks desta quinta
Quando bate a fome, você pega o celular e checa os restaurantes com promoção mais próximos que fazem entrega em domicílio. Se precisa ir a uma consulta médica, você chama um motorista de aplicativo para chegar mais rápido ao destino.
A vida, mediada pelas plataformas digitais, parece convergir para os smartphones. Elas nos conectam com amigos, colegas de trabalho, restaurantes, lojas, supermercados e bancos. Durante a pandemia, ficou ainda mais evidente como praticamente tudo está disponível a um clique na palma da mão.
Dados, algoritmos, Inteligência Artificial e modelos de negócios estão por trás dessa nova sociedade cada vez mais dependente de grandes empresas de tecnologia como Google, Amazon, Facebook e Uber. Esta última chega a emprestar o seu nome para um novo fenômeno denominado "uberização", associado às mudanças nas relações de trabalho e na concorrência em uma sociedade movida pelos aplicativos.
Com a promessa de reduzir custos, facilitar o acesso a determinados produtos e serviços e oferecer mais comodidade para os usuários, essa nova dinâmica social traz mudanças estruturais significativas, como no transporte público, onde já é possível observar a queda na demanda por viagens de ônibus e táxis.
Para discutir a plataformização da sociedade e a uberização, a próxima edição do UFMG Talks em casa recebe os professores Carlos d'Andréa, do Departamento de Comunicação da Fafich, e Fabio Tozi, do Departamento de Geografia do IGC.
O encontro será realizado nesta quinta-feira, 4 de novembro de 2021, com transmissão ao vivo, a partir das 19h, no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a questões enviadas pelo público.