Evento cultural

‘Por elas, com elas’: exposição une narrativas de mulheres do curso de Artes Visuais

Ver cartaz do evento >

A partir desta sexta-feira, 25 de outubro, às 14h, o saguão de exposições da Reitoria da UFMG recebe a exposição Por elas, com elas: tecendo sororidades. A mostra reúne obras que marcam a história da relação de mulheres artistas com o curso de Artes Visuais da Escola de Belas Artes. A visitação vai permanecer aberta até 21 de março de 2025, de segunda a sexta, das 9h às 20h. A entrada é gratuita, e a classificação etária é de 12 anos.

A exposição evidencia a urgência de reconhecer e promover o diálogo da presença das mulheres na arte. “É preciso falar de suas pesquisas práticas e teóricas, de suas trajetórias sociais e políticas que fundaram e ainda erguem territórios de saberes no contexto acadêmico contemporâneo, ainda pouco debatido”, afirma o texto de divulgação.

Entrelaçar narrativas
A mostra propõe a tecitura de laços comunitários com base na relação de mulheres com o curso de Artes Visuais, com o objetivo de reduzir o impacto dos efeitos de borda e isolamento das artistas. A curadoria da mostra foi realizada pelas professoras Andréa Vilela, Camila Moreira e Carolina Ruosso, da Escola de Belas Artes, e pelas estudantes Ana Clara Martins Lio Trópia, Alinne Damacenno e Claudia Ferreira Lima Costa.

O pensamento da artista Marlene Trindade, na obra Tropicália, sintetiza o problema curatorial da exposição. A composição da paisagem elaborada pela artista possibilita imaginar os movimentos de um agenciamento entre mulheres, demonstrando a sua complexidade, variedade e transitoriedade.

Após consulta ao acervo artístico da UFMG, a curadoria propôs o diálogo entre obras presentes na coleção com sugestões de artistas convidadas para a montagem de núcleos narrativos. A exposição reúne obras de 58 mulheres em torno de cinco núcleos: Artistas-historiadoras: vestígios e remontagens, Trabalhos, conflitos e corpos políticos; Cultura, natureza e rizomas; Retratos, autobiografias e mulheridades e Cosmopercepções, circularidades, desejos.

Descrição Imagem
A obra 'Tropicália': arte em tapeçaria de Marlene Trindade Foto: Acervo artístico da UFMG

Por elas com elas: tecendo sororidades
Abertura: sexta, 25 de outubro de 2024, às 14h