Hoje, às 11h: professora da EBA lança projeto sobre arte e política na América Latina
No próximo sábado, 27, será lançado em Belo Horizonte o projeto Arte e política na América Latina, composto de videoaulas e um livro organizados pelo EXA – Espaço Experimental de Arte, sob coordenação de Brígida Campbell, artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG, e do artista e educador Bruno Vilela. O evento será das 11h às 14h, na Polvilho Edições, no Mercado Novo (Avenida Olegário Maciel, 742, Centro de Belo Horizonte). Na ocasião, o livro será distribuído gratuitamente.
Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, a iniciativa cria espaço para a discussão do papel da arte na América Latina, levando em conta o caráter híbrido, multicultural e político das produções. “Pretendemos abarcar a natureza múltipla das maneiras de se fazer, ver e pensar a arte e a cultura em nosso território, por meio de diferentes olhares e suas relações com as dinâmicas de resistência e poder”, afirma Brígida Campbell.
As aulas abordam as diferentes facetas da identidade latino-americana, as influências indígenas, africanas e europeias na cultura e na arte da região para, segundo a dupla de coordenadores, “apontar caminhos para uma prática contracolonial no campo da arte e da cultura e, em consequência, na política”. O curso é ministrado por artistas, pesquisadores, filósofos, cientistas políticos e historiadores que conduzem debate crítico sobre desafios e sonhos para o futuro. Integram o grupo as professoras da UFMG Heloisa Starling (História) e Maria Angelica Melendi (Belas Artes), o professor Julio Cabrera, que se divide entre universidades brasileiras e argentinas, Juan Angola Maconde, economista com origem na comunidade afro-boliviana de Dorado Chico, o artista Paulo Nazareth, o indígena do povo Baniwa Gersem José dos Santos Luciano e a professora de História da USP Gabriela Pellegrino.
O conteúdo do projeto está disponível gratuitamente em seu site. Para receber o livro depois do evento de lançamento, é preciso fazer um pix no valor de R$ 15 para a chave 5531992929678, para custear despesas de correio. O comprovante deve ser enviado para exercicioparaaliberdade@gmail.com.