Programação de junho do Espaço do Conhecimento
Sessões gratuitas do documentário Inconfidências, no Planetário, observações noturnas e solares, no Terraço Astronômico, e oficinas sobre a lua, povos indígenas e personalidades LGBT+ são algumas das atividades oferecidas pelo Espaço do Conhecimento no mês de junho de 2022.
Cinema entre estrelas
O Planetário tem sessões com temas diversos na semana por R$10 (inteira). As sessões, de terça a sexta, têm início às 16h. No sábado, as sessões começam às 13h, 16h, 18h e 20h. No domingo, as sessões são às 13h e às 16h. Dois pedacinhos de vidro, Inconfidências (gratuito), Da Terra ao universo, Alvorecer da era espacial, O segredo do foguete de papelão e Arqueoastronomia maia são os filmes no catálogo.
Dois telescópios e um teto retrátil no terraço astronômico propiciam ao público contemplar diferentes objetos no céu de Belo Horizonte. A observação noturna ocorre aos sábados, das 19h às 20h45, e a solar, aos domingos, das 11h às 12h45. As 70 senhas são distribuídas na recepção. Em grupos de dez pessoas e acompanhados por mediadores, os participantes observam os astros por 15 minutos.
Oficinas
Até dez visitantes usarão modelos de papel, a luz do Sol e o próprio corpo para compreender os fenômenos celestes na oficina Fases da Lua, agendada para sábado, 11, às 15h. O objetivo é que os participantes possam prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário. A atividade é indicada para maiores de oito anos.
No dia 18, às 15h, os participantes (até 15) conhecerão um pouco das tradições indígenas na oficina Corpo-território, lugar de memória. Serão utilizados jogos teatrais que exercitam a concentração e a memória e conectam corpo e espacialidade. Haverá uma roda de conversa ao final, para compartilhamento das percepções.
Com o tema Diversidade na história, o Sábado com Libras do dia 25, às 14h, vai abordar a biografia, os feitos e as invenções de personalidades LGBTQIA+, algumas delas membros da comunidade surda. Termos e expressões dessa comunidade na Língua Brasileira de Sinais também serão explicados. A atividade é indicada para maiores de nove anos, com limite de 15 participantes, com ou sem o conhecimento da Libras. Para as três oficinas, é necessário retirar a senha gratuita na recepção do museu.
Nosso buraco negro
No dia 16, às 17h, o Espaço promoverá mais uma live do projeto Descobrindo o Céu, com o tema Nosso buraco negro, em seu canal no YouTube. Será abordada a recente descoberta de astrônomos que divulgaram o primeiro registro do buraco negro localizado no coração da Via Láctea. O anúncio foi feito pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Obtida pelo Event Horizon Telescope (EHT), a imagem é capaz de mostrar o gigante supermassivo que tem até quatro milhões de vezes a massa do Sol.
Outra live do projeto será no Dia do Asteroide, 30 de junho, às 17h, também no canal do Espaço no YouTube. Trata-se de um evento de conscientização global sancionado pela ONU e realizado anualmente. Seu objetivo é difundir informações sobre os asteroides e acelerar os esforços mundiais de detecção e rastreamento desses objetos, além de comunicar ao público o que pode ser feito para proteger a Terra e gerações futuras de possíveis catástrofes.
O Espaço do Conhecimento UFMG está aberto das 10h às 17h, de terça a domingo, e das 10h às 21h, aos sábados. Todas as atividades seguem os protocolos de segurança estabelecidos pelo museu. Mais informações estão disponíveis no site do Espaço e em seu perfil no Instagram.