Quarta, às 12h30: peça inspirada no mito grego de Medeia será encenada na Praça de Serviços
Como parte da programação do Novembro Negro na UFMG, a peça teatral Além do rio, de Agostinho Olavo, será encenada nesta quarta-feira, 9 de novembro de 2022, às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha. Escrita em meados do século 20, a obra foi inspirada no mito grego de Medeia.
O espetáculo levanta questões raciais importantes, provocando um "flagrante crítico ao mito da democracia racial brasileira", conforme texto de divulgação. Influenciado pela cultura afro-brasileira, reforçada pela "musicalidade e corporalidade de inspiração afrodiaspórica", Agostinho Olavo conta a história de uma rainha africana que, ao se apaixonar por um homem branco, trai e deixa seu povo, mas cai em desgraça quando é abandonada por ele.
A peça é produzida pelo núcleo de pesquisa e extensão Teatro&Cidade, do Teatro Universitário da UFMG (TU), e dirigido pelo professor Rogério Lopes, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). A encenação é o resultado final da disciplina Interpretação III, do Curso Técnico em Teatro do TU. O espetáculo foi criado para o 2º Festival de teatro negro da UFMG, realizado neste ano.
Este é o primeiro evento do Circuito Cultural UFMG – o projeto é o Quarta Doze e Trinta – na programação do Novembro Negro. O espetáculo volta a ser apresentado na quinta-feira, dia 10, às 17h30, no âmbito do projeto Ao Cair da Tarde, também na Praça de Serviços. A realização é da Pró-reitoria de Cultura (Procult).